Postado em quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Troca de partidos impõe nova composição na Câmara


Alessandro Emergente

As novas filiações partidárias, ocorridas nas últimas semanas, provocaram uma nova composição de legendas na Câmara Municipal de Alfenas. Desde o início da atual legislatura, 50% dos vereadores deixaram as siglas partidárias, pelas quais foram eleitos, e seguiram em nova direção. Quatro vereadores mudaram de partidos após 27 de março, data em que o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu como limite para definir aqueles que podem ser alvos dos partidos na reivindicação dos mandatos.

Na troca de partidos o mais prejudicado foi o PSDB que perdeu seus dois representantes: Mário Augusto da Silveira Neto e Renan Marques foram para o PRTB. O PR, que tinha três representantes, agora tem apenas um: José Carlos de Moraes (Wardemá). Décio Paulino foi para o DEM e Marcos Inácio filiou-se ao PT na última sexta-feira, prazo final de filiação para que os políticos estejam aptos a concorrerem nas eleições do ano que vem.  

Outra mudança recente é a do atual presidente da Câmara, Eliacim do Carmo Lourenço, que filiou-se ao PCdoB após mais de um ano sem partido, desde que deixou o PT. Ele é o único a deixar o partido, pelo qual foi eleito, antes de 27 de março. Isso significa, na prática, que a direção do PT não poderá pedir o mandato ocupado pelo ex-petista.

As mudanças provocaram o crescimento no número de legendas representadas na Câmara. Agora são seis partidos contra quatro no início da atual legislatura. O PT continua sendo a sigla com maior número de representantes: quatro. Em segundo aparece o PRTB com dois vereadores, ambos vindos do PSDB.

O Partido Republicano, antigo PL, deixou de ter três vereadores e ser a segunda maior força partidária da Casa. PCdoB e DEM (ex-PFL) surgiram como as novas legendas da Casa, cada um com um representante. O PP continua com um parlamentar: Arcanjo França.  

Fidelidade partidária

A decisão do STF, na semana passada, de que o mandato é do partido ainda não provocou reações dos dirigentes partidários de Alfenas que viram suas siglas perderem os representantes na Câmara. Procurados pela reportagem, dirigentes do PR e do PSDB ainda não têm uma definição sobre o pedido do mandato de seus ex-filiados.

A executiva municipal do PSDB deve reunir-se hoje para discutir o assunto. O presidente do PSDB, José Luiz Bruzadelli, disse que “particularmente” defende que não seja pedido os mandatos dos vereadores que atuam em sintonia com a linha ideológica do PSDB, mesmo fora do partido.

Bruzadelli diz que o PSDB é oposição ao governo do PT no âmbito nacional e municipal. O respeito a esta diretriz pode ser elemento chave na decisão dos dirigentes tucanos em reivindicar ou não os mandatos de seus ex-filiados.

Questionado sobre a possibilidade de tentar recuperar o mandato de apenas um dos dois ex-representantes do PSDB, Bruzadelli diz que pode ser caracterizado como uma postura incoerente, mas não afasta em definitivo a hipótese.

O presidente do PR, Cristóvão de Freitas, tem um entendimento diferente. Acredita que o partido pode “focar” o pedido em cima do parlamentar que foge da diretriz ideológica da sigla. O PR de Alfenas ainda não definiu sobre o assunto e vai aguardar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) editar norma sobre o assunto.

Nesta quinta- feira, o TSE definirá resposta à consulta feita pelo PRTB sobre a titularidade dos mandatos provenientes de eleições majoritárias: senadores, prefeitos, governadores e presidente de República. Em Alfenas, o vice-prefeito Murilo Peloso deixou o PR.

Desde 27 de março, cerca de 1.400 vereadores mudaram de partido. Desde o início da legislatura, este número pode chegar a 8 mil. As estimativas são do consultor jurídico da União de Vereadores do Rio Grande do Sul, José Augusto Rodrigues, e do doutor em direito e ex-professor da Universidade de São Paulo (USP) Renato Ventura Ribeiro feitas à Agência Brasil.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo