Postado em terça-feira, 2 de outubro de 2007
Saneamento é apontado como principal necessidade
A Assembléia Legislativa de Minas realizou ontem o debate público "Desenvolvimento Sustentável do Lago de Furnas", promovido pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. Dos 34 prefeitos que administram cidades no entorno do lago, 25 estiveram presentes na reunião, além de secretários de Estado, deputados e outras autoridades. O prefeito de Alfenas e presidente da Alago, Pompílio Carnavez (PT), apontou o saneamento como principal desafio da região.
"O principal problema que enfrentamos é o saneamento. Dos 52 municípios da bacia, apenas dois ou três tratam 100% de seus esgotos. São necessárias obras caras, fora do alcance das prefeituras”, afirmou o presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) ao alegar que a Copasa só tem interesse em municípios acima de 20 mil habitantes.
“Para construir as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), precisamos de parcerias com os governos federal e estadual, e com a Hidrelétrica de Furnas. Gostaríamos que essa empresa nos concedesse R$ 3,9 milhões para a elaboração dos projetos executivos, de modo que os prefeitos possam batalhar os recursos para as estações de tratamento", disse Carnavez.
O presidente da Alago lamentou a saída do presidente anterior de Furnas, José Pedro Rodrigues, mas manifestou a esperança de acolhimento da reivindicação pelo novo presidente, Luiz Paulo Conde, até março do próximo ano. Representando Luiz Paulo Conde, presidente de Furnas Centrais Elétricas, Roberto Bandeira de Melo Filho informou que Furnas analisa atualmente mais um termo de cooperação técnica pedido pela Alago, que custará R$ 4 milhões, para atuação na área de saneamento.
A secretária de Estado de Turismo (Setur), Érica Drumond, destacou que os prefeitos integrantes da Alago estão fazendo um inventário turístico da região para que, a partir daí, a Secretaria possa desenvolver projetos para a região. Érica Dumond citou os oito circuitos turísticos do lago: Caminhos Gerais, Nascente das Gerais, Montanhas Cafeeiras de Minas, Grutas e Mar de Minas, Vale Verde e Quedas DÁgua, Canastra, Lagos das Gerais; e Lago de Furnas. Ela garantiu que a meta da Secretaria para 2023 é tornar Minas Gerais o primeiro Estado no ranking do turismo de negócios, já que atualmente ele ocupa a segunda posição.
A gerente de Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Bruschi, estimou que cada município com população acima de 30 mil habitantes lança hoje, no lago, uma média de 570 litros de esgoto por segundo. São sete municípios nessa situação, e apenas Varginha possui uma estação de tratamento de esgoto em operação.
No encerramento, o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) disse que irá propor requerimentos à Comissão de Turismo, a fim de que as propostas da Alago sejam levadas em audiências ao governador, ao presidente de Furnas e ao governo federal. Juntamente com a secretária Érica Drumond, o secretário Dilzon Melo assumiu a tarefa de intermediar a audiência com o governador.

COMENTÁRIOS