Postado em sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Lago de Furnas será debatido na Assembléia
Alessandro Emergente
O desenvolvimento sustentável da região no entorno do Lago de Furnas, suas potencialidades e desafios serão debatidos na próxima segunda-feira na Assembléia Legislativa de Minas. O presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) e prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT) será um dos debatedores durante o encontro que reunirá o ministro Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais) e a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.
O debate público na Assembléia reunirá prefeitos, vereadores, lideranças, sindicatos, entidades de classe, Organizações Não Governamentais, empresários do setor de turismo, empreendedores em geral e produtores rurais/piscicultores. Eles vão discutir os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável dos municípios do entorno do lago de Furnas. Saneamento básico, turismo, acessos e ações gerais de desenvolvimento serão os eixos básicos do debate.
O presidente da Alago deve apresentar os projetos desenvolvidos, as potencialidades do Lago de Furnas e os problemas enfrentados. O desafio é o desenvolvimento sócio - econômico dos municípios do entorno do lago, em especial aqueles relacionados às potencialidades turísticas. A Alago é composto por 34 municípios.
Para o presidente da Alago, não basta apenas possuir o potencial turístico, como as belezas naturais encontradas na região, mas é essencial criar políticas que coordenem tudo isso. Ele cita uma pesquisa feita pela Alago que descobriu que apenas 2% dos paulistanos já tinham ouvido falar do Lago de Furnas. Um resultado que mostra, segundo ele, o quanto ainda precisa ser feito na área do turismo na região. A situação ruim das estradas do Sul de Minas é outro desafio a ser enfrentado e solucionado.
De acordo com a assessoria do prefeito de Alfenas, várias ações já vem sendo desenvolvidas no Diálogo de Concertação para revitalizar o Lago de Furnas onde vivem mais de 40 milhões de pessoas. Entre os projetos desenvolvidos pela Alago estão a elaboração do plano diretor dos 52 municípios da bacia hidrográfica do Lago de Furnas. Um inventário turístico dos municípios também está em fase final.
A idéia é que todos os municípios da região tenham os esgotos tratados, que hoje são lançados nas águas de Furnas. Neste aspecto, os prefeitos devem reivindicar ao ministro Walfrido a inclusão da região no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o tratamento de esgoto. Em Alfenas, um contrato de concessão por 30 anos a Copasa determina a construção de uma estação de tratamento de esgoto, obra já iniciada pela estatal mineira de economia mista.
O presidente de Furnas Centrais Elétricas, Luiz Paulo Conde, também estará presente no debate. A liberação de recursos para elaboração dos projetos executivos de tratamento de esgoto será uma das reivindicações do prefeito a Conde. Também estarão presentes representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do DER/MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais).
O deputado Antônio Carlos Arantes, autor do requerimento para a realização do Debate Público, afirma que a importância deste encontro é que “traz informações dos problemas, principalmente aqueles de questão ambiental, percebidos hoje na qualidade da água, que recebe excesso de esgoto, poluição, agrotóxicos. Há também o assoreamento e o desmatamento, que também atingem o Lago”. O debate público será presidido pelo deputado Vanderlei Miranda, presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia de Minas.
Com informações:
Assessoria de imprensa da Alago
Assessoria de imprensa da prefeitura de Alfenas

COMENTÁRIOS