Postado em sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
Capela Santos Reis completa centenário em dezembro
Para comemorar o primeiro centenário, uma programação de atividades foi elaborada para ser executada durante todo o mês
Da Redação
A Capela de Santos Reis completa 100 anos no dia 27 de dezembro. Para comemorar o primeiro centenário uma programação de atividades foi elaborada para ser executada durante todo o mês. A capela será tombada como patrimônio cultural da cidade.
No dia 27 de dezembro de 1917 foi celebrada a primeira missa na capela, construída por Antônio Júlio de Souza Dias, popularmente conhecido como Tonico Folia. A localidade, onde foi erguido o espaço religioso, ficava distante da cidade na época e era chamada de Bairro dos Aflitos. Hoje, o bairro é o Santos Reis.
Em 2013 foi iniciado o processo burocrático para o tombamento da capela como patrimônio histórico e cultural. O tombamento garante a manutenção da obra com suas características originais, gerando repasse de ICMS Cultural para Alfenas.
O reconhecimento da capela como a mais antiga do país, dedicada aos Santos Reis, também coloca a cidade no roteiro turístico religioso do Estado. Ao longo dos séculos a capela sofreu algumas modificações, mas as imagens dos Santos Reis ainda são originais.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura preparou uma série de ações para comemorar o centenário. Durante as festividades, haverá o resgate da tradição de retirada e benção das bandeiras das Cia. de Reis de Alfenas. Ao todo, serão13 folias participantes.
Além disso, será feita a exibição de registros audiovisuais de Companhias de Reis de Alfenas, que fazem parte do longa-metragem documental intitulado “Lá no céu canta os anjo, aqui na terra canta nóis”, sob a direção e produção de Rafael Marin.
A programação começa no sábado, às 19h, com uma missa e inauguração do presépio na capela. No dia 8, às 14h, será feito o lançamento de um selos dos Correios em comemoração aos 100 anos da capela.
COMENTÁRIOS