Postado em sábado, 8 de julho de 2017 às 13:01

ONG encabeça abaixo-assinado para fechar zoológico

Uma ONG de proteção dos animais iniciou um abaixo-assinado que pede a transformação do Zoológico de Alfenas em um parque municipal.


Da Redação

Uma ONG (organização não-governamental) de proteção dos animais iniciou um abaixo-assinado que pede a transformação do Zoológico de Alfenas em um parque municipal. A mudança faria com que os animais fossem levados para outros locais, como reservas ecológicas.

O documento foi divulgado, em uma página nas redes sociais, pela ONG Anjos de Pata na última quarta-feira (5), um dia após um jacaré do papo amarelo ter sido decapitado e o corpo furtado. O abaixo-assinado reivindica que a Prefeitura de Alfenas tome providências quanto ao fechamento do zoológico e quanto a destinação dos animais para santuários aonde os animais possam “viver as cinco liberdades que lhe são garantidas”.


As liberdades garantidas aos animais, citadas no documento, são também enumeradas pela ONG: 1) ser livres de medo e estresse; 2) ser livres de fome e sede; 3) ser livres de desconforto; 4) ser livres de dor e doenças e 5) ter liberdade para expressar seu comportamento natural. “E pedimos que a partir da remoção dos animais que o espaço seja aproveitado como parque para lazer dos munícipes e visitantes”, diz o abaixo-assinado.

A ONG defende que os animais silvestres e selvagens não podem servir para entretenimento humano. O zoológico de Alfenas abriga cerca de 100 animas e alguns, inclusive, de espécies ameaçadas de extinção.

Porém, funcionários que atuam no Zoológico argumentam que nem todos os animais podem retornar para a natureza. Alguns deles são muito mansos e estão socializados e, por conta disso, poderiam virar vítimas fáceis de caçadores. Além disso, no zoológico é feita a reprodução, que ajuda na manutenção da espécie.

Muitos animais que chegam ao zoológico foram encaminhados pelas polícias Florestal, Ambiental, Corpo de Bombeiros ou Ibama. O parque só recebe animais machucados ou desamparados pelas mães.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.