Postado em quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Encontro das Folias de Reis em Alfenas

Um evento para resgatar, valorizar e fomentar a cultura popular no município


Da Redação

Nesta quinta feira (05) a partir das 18 horas, o prédio da Prefeitura Municipal será o cenário para o grande encontro com as Folias de Reis de Alfenas. O evento vem para marcar o Dia de Santo Reis, que de acordo com a tradição cristã do século VIII, é celebrado na noite do dia 5 e madrugada do dia 6, fazendo uma referência à visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo.

O evento também vem para encerrar os festejos natalinos, marcado pela retirada das decorações e presépios que marcam a data da celebração do nascimento de Jesus Cristo.

O evento, que será aberto ao público e também oferecerá um jantar aos participantes, também marca o início das atividades culturais da nova administração do município. 



O evento marca a visita dos três Reis Magos ao recém-nascido Jesus Cristo.
(Imagem: Arquivo/Alfenas Hoje)

Informações complementares 

Os chamados Reisados ou Folias de Reis, realizados principalmente no interior do Brasil, são festas folclóricas que incorporaram formas e expressões locais às tradições europeias.

Considerada uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, geralmente ocorre entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.



Alguns foliões se vestem de fardas e máscaras para comemorar o Dia dos Reis Magos.
(Imagem: Site Catálogo das Artes)


O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus. As companhias vão de porta em porta durante os seis dias de festa. Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio.

Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo