Postado em quarta-feira, 26 de outubro de 2016 às 13:33

Sistema desenvolvido em MG ativa faróis automaticamente em rodovias

Câmera reconhece imagens e envia para controle de bordo do carro. Projeto desenvolvido em Santa Rita do Sapucaí ainda tem outras funções.


Do G1 Sul de Minas

Um sistema desenvolvido por estudantes de engenharia do Sul de Minas promete ajudar os motoristas a seguirem a lei do farol baixo em rodovias, que voltou a vigorar no dia 19 de outubro. O projeto resulta de mais de 1 ano de pesquisas. Uma câmera é usada para reconhecer imagens e enviá-las para o controle de bordo do carro.

"A câmera fica no retrovisor do carro e envia as imagens para o controle de bordo, o ECU [um dos componentes da injeção eletrônica], que lê os sinais e reconhece se o veículo entrou em uma rodovia, se tem outro carro na frente", explica o aluno de engenharia da computação Rafael Maciel dos Reis, de 22 anos.

O sistema ainda funciona na identificação de outras situações a que o veículo está sujeito e por isso usa câmera ao invés do GPS. "Além de encarecer o projeto, o GPS limitaria os aperfeiçoamentos que fizemos no sistema, como a identificação se há a presença de outros veículos na pista", diz Reis. O mecanismo por câmera é importante também porque identifica áreas que, muitas vezes, ainda não foram mapeadas pelo GPS, como estradas rurais.

O ativador automático de faróis pode ser conferido a partir desta quarta-feira (26) na Feira Tecnológica do Inatel (Fetin), em Santa Rita do Sapucaí (MG), que reúne mais de 80 projetos de estudantes brasileiros e estrangeiros, de países como China, Japão, Alemanha, Bolívia e Colômbia.

Inovação que pode se tornar uma "mão na roda"
A proposta de automatizar os faróis de carros começou a ser estudada pela equipe de Reis em 2015 e ganhou força com a entrada em vigor, em julho deste ano, de uma lei federal, que alterou o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e tornou obrigatório o uso do farol baixo durante o dia, sob qualquer condição de tempo, em estradas do país.

A aplicação da lei chegou a ser suspensa em setembro, após dúvidas sobre a validade da nova regra em trechos de rodovias que cortam áreas urbanas, mas foi retomada há uma semana. Agora quem descumpre a norma em locais onde há sinalização clara sobre a obrigatoriedade pode incorrer em infração média, com multa de R$ 85,13. Mas o projeto sul-mineiro quer reduzir esse risco ao máximo.

G1 Sul de Minas


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