Postado em quarta-feira, 31 de agosto de 2016
às 14:01
Agentes da Guarda Municipal voltam a fiscalizar o trânsito
Nos próximos 45 dias, o trabalho da GM será para orientar os motoristas. Ao todo, 80 agentes circularão pelas ruas e contatarão com apoio da PM.
Na cidade, a Guarda Municipal foi criada em 2003 e cuidava do trânsito desde 2005. Mas em 2012, o serviço foi interrompido por uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que suspendeu o trabalho dos agentes no trânsito de Varginha. A alegação era de que a fiscalização era uma competência do Estado.
Em 2014, a liminar foi revogada, mas o serviço não foi retomado, porque o município tinha um projeto para a contratação de 30 agentes específicos para esse trabalho. Agora, um novo convênio foi firmado e a fiscalização volta a ser feita na cidade. Ao todo, 80 agentes vão poder registrar ocorrências de acidentes, fiscalizar motoristas e multar quem for flagrado cometendo infrações.
“Nosso efetivo está sendo preparado e instruído. Estamos voltando para a rua na parte de fiscalização de trânsito. Nós sempre estivemos na rua no patrulhamento preventivo e, agora, com mais essa atribuição”, conta o comandante da Guarda Municipal, Gerson Alves Trindade.
A atuação dos agentes da GM continuará contando com o apoio da Polícia Militar.
"Com operações em conjunto, que nós pretendemos realizar com a Guarda Municipal, nós iremos direcionar o nosso efetivo, tanto para as questões de trânsito especificamente, quanto para abordagem a veículos, já que muitas vezes o crime é cometido com a utilização de veículos. Ou seja, poderemos direcionar os nossos esforços também para questões relativas aos crimes, além das questões pertinentes ao trânsito", explica o tenente da Polícia Militar, Júlio César Gomes.
COMENTÁRIOS