Postado em quarta-feira, 31 de agosto de 2016 às 13:53

Minas fará negócios com Turquia

Acordo com o Brasil permitirá exportações de gado pronto para abate imediato...


Do FAEMG

 

O Brasil e a Turquia concluíram, no início dessa semana, as negociações para a exportação de gado brasileiro pronto para o abate imediato. O acordo foi finalizado após a negociação de um protocolo sanitário exclusivo entre os países. A expectativa do setor exportador brasileiro é embarcar, até o final deste ano, cerca de 100 mil cabeças para abate na Turquia. A abertura também foi classificada como mais uma oportunidade de agregar valor e diversificar a pauta exportadora de Minas Gerais.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o acordo para as negociações de bovinos terminados faz parte do processo iniciado em 2015, quando a Turquia autorizou a importação de bovinos para terminação naquele país. A finalização do processo envolveu o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa e as autoridades veterinárias turcas.

O novo acordo comercial é considerado vantajoso tanto para o Brasil como para a Turquia, uma vez que exigirá um número menor de exames, além de reduzir o período de quarentena, resultando na diminuição dos custos de produção.

“Esta é mais uma vitória do Mapa, que beneficiará as empresas exportadoras de bovinos vivos e diversificará o mercado de atuação. A abertura para as negociações dos animais terminados é importante também para a retomada de parte das exportações deste segmento, que ficaram menores após a crise econômica na Venezuela, que era o principal comprador do produto brasileiro”, explicou o presidente-executivo da Associação Brasileira de Exportadores de Gado (Abeg), Gil Reis.

A tendência é que os embarques de animais para abate imediato agreguem valor ao produto, uma vez que os bovinos a serem exportados deverão ser machos terminados, com peso superior a 450 quilos.

Para a assessora técnica da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Lucíola Velloso Ferreira Murta Park, além de agregar valor ao bovino mineiro, a abertura do mercado turco significará a absorção de parte do volume antes destinado ao mercado venezuelano.

 

Leia mais sobre essa notícia no link abaixo

FAEMG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo