Postado em sexta-feira, 5 de agosto de 2016 às 13:22

Governo federal alerta produtores de tendência de queda dos preços

Quem optar por manter os estoques de milho, projetando ganhos no mercado, poderá ver sua estratégia frustrada.


Do FAEMG

 

Quem optar por manter os estoques de milho, projetando ganhos no mercado, poderá ver sua estratégia frustrada. O alerta é da área técnica do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que calcula um estoque de passagem do cereal de 4,47 milhões de toneladas até o fim do ano. Como há produto para ofertar, a tendência é que os preços venham a cair.

De acordo com o quadro de oferta e demanda da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção da temporada 2015/2016 é de 69,14 milhões de toneladas. As exportações devem chegar a 22 milhões de toneladas, o consumo interno a 54,67 milhões de toneladas e as importações, 1,5 milhão de toneladas. Ou seja, um estoque de passagem de 4,47 milhões de toneladas.

As perspectivas para o segundo semestre deste ano reforçam a avaliação dos técnicos do Mapa. Eles apontam seis fatores que deverão resultar no recuo das cotações de milho no mercado interno:

Segundo eles, as importações brasileiras, sobretudo do Mercosul, deverão aumentar, principalmente para a regiões Sul e Nordeste. De janeiro a junho deste ano, foram importadas 542,5 mil toneladas, contra 173,3 mil toneladas em igual período do ano passado.

O segundo fator seria a redução de oferta na primeira safra e a expectativa de queda na segunda, que exerceu uma pressão de alta na formação dos preços, provocando uma retenção de venda pelos produtores.

Além disso, o crescimento de 180% nas exportações de janeiro a abril de 2016 (12,24 milhões de toneladas), em relação ao mesmo período do ano passado (4,3 milhões de toneladas), reforçou a pressão já existente.

 

Leia mais sobre a notícia no link abaixo

FAEMG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo