Postado em quinta-feira, 28 de julho de 2016
às 13:39
Executiva do PSDB tenta anular convenção
Diretório municipal escolheu candidato a prefeito no domingo (24). Justiça Eleitoral deve analisar se reconhece decisão interna do parti
Do G1
A executiva nacional do PSDB pediu nesta quarta-feira (27) que a Justiça Eleitoral anule a convenção realizada pelo diretório municipal do partido em Pouso Alegre (MG). A convenção aconteceu no domingo (24) e oficializou o advogado Francisco Rafael Gonçalves, chamado de Chico Rafael, como candidato a prefeito. A executiva alega que o diretório descumpriu regras estabelecidas pela sigla para as eleições municipais de 2016.
No documento entregue à 227ª Zona Eleitoral, o órgão diz não ter sido informado de que o diretório municipal realizaria uma convenção própria. Dias antes, as executivas estadual e nacional do PSDB haviam dissolvido o diretório e criado uma comissão interventora, que realizaria uma convenção própria no sábado (23). Essa reunião foi cancelada depois que a Justiça Eleitoral concedeu ao diretório municipal, por meio de tutela antecipada, o direito de colocar em votação o nome de pré-candidatos.
De acordo com a assessoria do PSDB na cidade, além de não reconhecer a convenção, o partido pretende realizar nova votação para escolha do candidato por meio da executiva estadual, da qual o atual nome escolhido pelo diretório municipal poderá participar como pré-candidato.
Segundo a regional Pouso Alegre da Justiça Eleitoral, o comunicado foi entregue após às 18h desta quarta-feira, quando o expediente havia terminado. Dessa forma, o documento foi protocolado apenas no início da tarde desta quinta-feira (28) e será encaminhado para o juiz e o promotor eleitorais. Eles vão analisar se a decisão interna do PSDB tem validade para a eleição na cidade.
O diretório municipal do PSDB informou que também não recebeu nenhum tipo de comunicação. "Eles estão tentando ganhar no tapetão", declarou Chico Rafael.
COMENTÁRIOS