Postado em terça-feira, 19 de julho de 2016 às 13:28

Produção de cafés especiais pode recuar até 40%

As chuvas atingiram o Sul de MG, com quebra de safra em momento de alta demanda


Do Portal do Agronegócio

 

A demanda pelos cafés diferenciados cresce cerca de 10% ao ano, sustentando os preços/Alexandre Soares/Emater-MG

As chuvas registradas em importantes regiões produtoras de café, entre maio e junho, impactaram na qualidade dos grãos e vão reduzir a oferta de cafés especiais. Com a demanda mundial crescente, a tendência é de valorização dos preços pagos pelos grãos diferenciados. A estimativa inicial é que a produção dos cafés de alto padrão recue entre 20% e 40% nas regiões afetadas, como o Sul de Minas Gerais. A quebra de safra ocorre em um período em que a demanda mundial cresce cerca de 10% ao ano.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Adolfo Henrique Vieira Ferreira, as chuvas ocorreram no período de colheita da safra, o que causa perdas da qualidade dos grãos que foram derrubados precocemente e pelo aumento da umidade.

“Estávamos com expectativa muito boa para este ano. A estimativa era de uma safra maior e de alta qualidade, mas as chuvas interferiram nos planos. As precipitações ocorreram por uma temporada longa em um período crítico, que é a fase de colheita dos grãos. O fator climático não vai inviabilizar a produção, mas vamos disponibilizar menor quantidade de cafés especiais para um mercado que vem crescendo continuamente”, explicou.

 

Leia mais sobre essa notícia no link abaixo

Portal do Agronegócio



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo