Postado em quinta-feira, 30 de junho de 2016
Alfenas na lista de cidades mineiras contempladas no Programa Campos de Luz
A cidade foi incluída Programa Campos de Luz II e a área beneficiada é o campo do Complexo Esportivo Chapada.
Da Redação
Alfenas está na lista das 237 cidades mineiras contempladas em ações para o esporte e lazer pelo Governo de Minas. As ações incluem kits esportivos, academias ao ar livre o Programa Campos de Luz II, que irá iluminar campos de futebol amador e quadras poliesportivas.
No caso de Alfenas, a cidade foi incluída Programa Campos de Luz II e a área beneficiada é o campo do Complexo Esportivo Chapada.
A informação, divulgada pela assessoria do governo de Minas Gerais, também foi confirmada pelo secretário municipal de Juventude e Esporte, Fabiano Tamiett. “Com essa iniciativa, os dois principais campos municipais estarão aptos a atividades esportivas noturnas. Consolidando assim, as políticas públicas de esportes de Alfenas”, afirmou o secretário.
O Programa Campos de Luz II foi lançado essa semana pelo governador Fernando Pimentel (PT) no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O governador também anunciou os municípios que receberão equipamentos do programa Academia ao Ar Livre, além de kits esportivos com bolas de futebol, troféus, jogos de uniformes e redes de vôlei.
Serão instalados 127 equipamentos do programa Academia ao Ar Livre em locais públicos de 95 municípios (além de cinco unidades prisionais) e 634 kits com materiais esportivos para 93 municípios. Além disso, 115 campos amadores e quadras poliesportivas de 94 cidades, em todas as regiões de Minas Gerais, receberão iluminação pública.
Campos de Luz
O programa Campos de Luz II tem como objetivo a inclusão social, por meio da criação de alternativas para jovens e adolescentes em situação de risco. Fruto de convênio entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Governo do Estado, o programa prevê iluminar 250 campos de futebol amador e 50 quadras poliesportivas. O investimento da Cemig é estimado em R$ 15 milhões, recurso necessário para viabilizar a criação dos projetos, assim como a aquisição dos materiais e a execução das obras.
“Quando você ilumina um campo para colocar ali uma atividade esportiva e de socialização no período da noite, tem uma relevância social muito grande. E é um resgate também do futebol amador no Estado, que tem seu contexto histórico. É o esforço do Governo de Estado para poder beneficiar ações do esporte que tem um fundo muito importante do ponto de vista da saúde e da integração das pessoas”, afirmou o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique.
O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Luís Fernando Paroli, destacou o lado social do programa. “A Cemig trabalha, faz questão, e gosta muito de ter a sua participação nas questões sociais do Estado. E o esporte precisa ser olhado de uma forma mais ampla. O esporte não é apenas profissional, mas faz integração, educação, faz a preparação dos jovens para o convívio em comunidade. Isso é muito importante para a sociedade, reflete na vida adulta deles e traz um bem-estar muito grande para a sociedade”, ressaltou.
COMENTÁRIOS