Postado em terça-feira, 21 de junho de 2016 às 08:59

Concurso irá escolher os melhores queijos artesanais produzidos em Minas Gerais

Evento será um dos destaques da Megaleite, em Belo Horizonte


Do Portal do Agronegócio

Valorizar e divulgar uma das mais tradicionais iguarias de Minas Gerais. Esses são os objetivos do 9º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que será realizado durante a Megaleite, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, no dia 23 de junho. Participam da disputa 27 queijos das sete regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal. O concurso é coordenado pela Emater-MG, em parceira com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Todos os produtores participantes da disputa têm suas queijarias cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Eles foram classificados após vencerem os concursos regionais do Queijo Minas Artesanal. De acordo com a Emater-MG, as sete regiões produtoras no Estado são: Serro, Canastra, Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Triângulo Mineiro e Serra do Salitre. A comissão julgadora do concurso será formada por nove integrantes. Entre eles, profissionais da extensão rural, inspeção e gastronomia, além de pesquisadores e professores universitários. Os queijos serão avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. Serão escolhidos os cinco melhores queijos do Estado.

“O concurso proporciona aos vencedores mais visibilidade do seu produto no Estado, além de agregação de valor. Os produtores que vencem a disputa conseguem vender os seus produtos com um preço bem melhor no mercado”, afirma a coordenador estadual do Programa de Qualidade do Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Marinalva Soares.

Queijo Minas Artesanal no Estado

O Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala e utilização de leite cru (não é permitido leite pasteurizado). “O Queijo Minas Artesanal é apreciado graças ao conhecimento passado entre gerações e às suas características peculiares. O modo artesanal da fabricação foi, inclusive, registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, destaca Marinalva Soares.

Ao todo são cerca de 9 mil produtores no Estado distribuídos nas setes regiões produtoras. O reconhecimento das regiões é respaldado por estudos que avaliam o processo de fabricação e as características peculiares do local de origem, como a história, a economia, a cultura e o clima, entre outros.

Portal do Agronegócio



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo