Postado em quinta-feira, 16 de junho de 2016
às 08:53
Inspirado em Shakespeare, grupo premiado apresenta peça em Poços
Montagem “A Tempestade” é criação do Núcleo de Pesquisa Teatral. Obra tem músicas próprias e sonoplastia feita ao vivo, em cena.
Baseado na obra de William Shakespeare, o espetáculo “A Tempestade” é encenado do Núcleo de Pesquisa Teatral nesta sexta-feira (17) no Teatro da Urca, em Poços de Caldas (MG). A linguagem escolhida pelo grupo inclui composições musicais próprias e sonoplastia ao vivo.
A peça é uma das vencedoras do Prêmio Benigno Gaiga de 2016 e traz a história que tem como foco o bruxo Próspero, que após ser expulso do seu ducado, é exilado em uma ilha. Na trama, o bruxo, anos depois, com a ajuda de seu servo, ele trabalha para retomar o que é seu das mãos do usurpador e proteger sua filha, além de lidar com um escravo estranho, um pretendente a noivo e três bêbados trapalhões.
Para o diretor do espetáculo, Nando Gonçalves, o prêmio é um reflexo da obra. "Nós fizemos um longo processo que passou não só pelo estudo da obra, pelo conceito do espetáculo e criação dos personagens, mas também de preparação vocal e composição coletiva das músicas e da sonoplastia", explicou.
Na peça, a sonoplastia utiliza instrumentos musicais como piano, prato, saxofone, contrabaixo acústico, surdo, escaleta, flauta doce, violão e ukulelê. Já o cenário se molda à medida em que as situações mudam na história. Com elementos alternativos e que sofrem interferências dos próprios atores, ora esconde personagens “invisíveis” e ora os revela.
Serviço
O quê: Espetáculo “A Tempestade”, de William Shakespeare
Onde: Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca)
Quando: Sexta-feira (17), às 20h
Ingressos antecipados a R$10; na bilheteria a R$20.
G1 Sul de Minas
COMENTÁRIOS