Postado em segunda-feira, 11 de abril de 2016
às 08:38
Cafeicultores paulistas e mineiros aderem a novas tecnologias de nutrição via fertirrigação
Tecnologia de alto desempenho simplifica manejo, minimizando mão-de-obra e interferência de maquinários em meio às lavouras de café
Ottoboni explica que a fertilização fluida atraiu a atenção dos cafeicultores por possibilitar substituição total da adubação convencional com fertilizantes granulados pela aplicação de fertilizantes fluidos especiais via fertirrigação. “Essa troca possibilita uma enorme economia de tempo e de recursos dentro do manejo operacional do cultivo do café. Quando falamos em reduzir mão-de-obra na agricultura, estamos falando de uma vantagem muito grande para o produtor e para o meio ambiente. Resumindo, a técnica exige menos trabalho e entrega um resultado superior”, diz o agrônomo.
No pacote de tecnologias que envolvem a prática da fertilização fluida estão produtos à base de fósforo e nitrogênio (Nucleus Ophos), potássio e enxofre (Nucleus 00-00-21-13S), ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, extratos de algas e aminoácidos (Maxifós). “Essa composição foi bem aceita para fertirrigação devido ao seu alto poder de solubilidade dos produtos, o que evita o entupimento dos bicos, além da sua alta eficiência nutricional. Com essa tecnologia, conseguimos fornecer todos os nutrientes que a planta precisa com muito mais precisão e segurança, e também percebemos que a planta consegue absorver os nutrientes retidos no solo, que dificilmente seriam absorvidos pelas raízes. É uma combinação que age de forma completa, com resultados surpreendentes”, explica Ottoboni.
O agrônomo destaca a atuação do fertilizante Nucleus Ophos, que disponibiliza potássio, nutriente fundamental para o desenvolvimento e enchimento dos grãos do café. “Não existe no mercado brasileiro produto que se assemelhe aos produtos Nucleus, da Nutriceler. São fertilizantes que contam com nutrientes desenvolvidos em formatos especiais, que possibilitam mais rápida ação e nutrição efetiva da planta”, resume o agrônomo.
Portal do Agronegócio
COMENTÁRIOS