Postado em terça-feira, 22 de março de 2016 às 09:02

Clima afeta desempenho em seis estados, mas safra de soja é recorde

Apesar das oscilações climáticas e irregularidades com o excesso e a falta de chuvas, a safra brasileira de soja deve ser recorde neste ano, com 101,7 milhões de toneladas, segundo levantamento da consultoria Agroconsult


Do Portal do Agronegócio

Se confirmada, a marca superará as 97,2 milhões de toneladas do grão no ano passado.Os números divulgados ontem também são maiores do que a estimativa anterior da consultoria, de 101,6 milhões de toneladas de soja no período 2015/2016. A área plantada também aumentou cerca de 4% - de 32,1 para 33,2 milhões de hectares.

Na avaliação do coordenador-geral do Rally da Safra 2016, André Pessôa, as boas práticas agrícolas, como a estrutura física de solo, a melhor seleção na escolha dos fornecedores de sementes e a plantação no momento ideal foram vistas nos produtores com alto desempenho. Outro aspecto é a redução da velocidade das máquinas.

Não tem nenhuma revolução acontecendo, nada muito novo. Já havia indícios no ano passado de crescimento de lavouras com desempenho acima de 70 sacas por hectare. Isso se repetiu com mais intensidade , afirmou Pessôa.

Os estados de Goiás e Minas Gerais foram bons destaques positivos, que conseguiram se recuperar de uma safra ruim em 2014/2015. São, respectivamente, 53,1 e 51,3 sacas por hectare no período 2015/2016, ante 43,2 e 44,3 sacas por hectare na safra anterior, diz a Agroconsult.

Mesmo com alguns problemas climáticos e de pragas, o desempenho de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo foi considerado positivo.

Prejuízos

Não fosse as irregularidades com o clima nos estados do Matopiba, região que reúne Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, por conta da seca nos meses de novembro, dezembro e fevereiro, a produção de soja do País poderia ser ainda melhor, na avaliação de Pessôa.

Vieram as chuvas em dezembro, o que permitiu que o plantio fosse feito. Em janeiro choveu muito, mas em fevereiro foi um período sem chuvas. Com esses resultados, essas lavouras não produziram de forma adequada , disse o analista. O Matopiba produziu cerca de 10 sacas a menos por hectare na safra 2015/2016.

Portal do Agronegócio



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo