Postado em quinta-feira, 17 de março de 2016
às 22:16
Nome e obra de professor da Unifal integram verbete da Enciclopédia Itaú Cultural
Ronaldo Auad, artista visual e professor da Unifal, é verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.
Da Redação
Ronaldo Auad, artista visual e professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), é verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.
Intitulada "Cruzes", a obra da coleção do artista destacada foi elaborada em pó de carvão sobre 81 partes de tecido de algodão embebidas em emulsão de cola. A reprodução fotográfica é de Jesse Chiesse.
Este trabalho do professor integrou a exposição "Minas-Líbano: Nágila e outras presenças" que estreou na Casa Galeria Loly Demercian em São Paulo, em 2014. A mostra deu luz à memória do território de origem do artista - o interior de Minas -, que compreende elementos da arquitetura civil e religiosa, seus exteriores e interiores, e aspectos da cultura árabe, relacionados à sua ascendência materna - sons, músicas, cheiros, tecidos, texturas e fotografias de álbuns de família.
A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira é uma obra de referência virtual que reúne informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música (estas três últimas em elaboração) produzidos no Brasil.
Na página, o leitor pode ter acesso a textos, imagens, áudios e vídeos sobre diversos assuntos relacionados às artes no país. Biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte, histórico de grupos e movimentos artísticos são, entre outros, temas dos verbetes presentes na Enciclopédia.
Por meio de recursos que facilitam a busca, a navegação e o cruzamento das informações, o projeto coloca à disposição de todos os interessados, de forma abrangente e dinâmica, o conteúdo das bases de dados do Itaú Cultural, fruto de um trabalho que se estende por 25 anos.
COMENTÁRIOS