Postado em domingo, 13 de março de 2016
às 22:56
Exposição fotográfica reúne 55 trabalhos de fotógrafos amadores
A visitação pode ser realizada até o dia 18 de março, de 8h às 22h, na Unifal.
Da Redação
O que te acende? Essa pergunta é respondida por 19 fotógrafos amadores em exposição colaborativa do Faisca (Festival de Artes e Interações Socioculturais) que serão expostas novamente na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). A visitação pode ser realizada até o dia 18 de março, de 8h às 22h, no Hall do Prédio “V”, na sede da Universidade.
A exposição, organizada pelo projeto de extensão Cultura Unifal, destaca 55 fotografias com temática livre. Intitulada “O que te acende?”, a mostra circulou em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha durante a programação do Faisca, realizado em setembro de 2015.
De acordo com o produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador de Cultura da Unifal, a proposta é apresentar os trabalhos aos novos alunos. “Pela fotografia percebe-se a capacidade de percepção de mundo e sensibilidade do indivíduo. Com a exposição, outras pessoas podem ser motivadas a utilizarem essa forma de expressão”, ressalta.
A universitária Isabelle Medeiros, do curso de Geografia, é autora de três fotografias da exposição. Para ela, a fotografia é a expressão de momentos singulares captados por inúmeros olhares. “O espaço para expormos nossas visões possui muito valor, pois colocamos questões simples ou complexas que, muitas vezes, passam despercebidas por outras pessoas”, disse.
Os trabalhos expostos retratam momentos diversos, como paisagens, pessoas e situações do cotidiano. Segundo Salgado, essa diversidade advém do título da exposição que instiga a sensibilidade dos fotógrafos. “Os múltiplos olhares se direcionam para aquilo que toca e marca o sentimento de cada um. Por isso, os trabalhos são diversos”, observa.
Atualmente, cerca de 20 projetos culturais estão em atividade na Unifal. “Devido a toda diversidade, a universidade é um espaço público profícuo para incentivar as manifestações culturais”, ressalta Ivanei Salgado.
COMENTÁRIOS