Postado em quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
às 19:54
Menor de Alfenas, suspeito de envolvimento em assaltos, é transferido para Sete Lagoas
O menor é suspeito de participar em diversos assaltos. Só em janeiro foram três assaltos à três agências dos Correios da região.
Alessandro Emergente
Um menor de 17 anos, suspeito de diversos assaltos em Alfenas e na região, foi transferido para uma unidade de medidas socioeducativas em Sete Lagoas. A ação faz parte de um trabalho de articulação desenvolvido pelas forças de segurança pública de Alfenas para conseguir vagas para menores infratores de Alfenas.
Esse é o terceiro adolescente encaminhado para o sistema de medidas socioeducativas do Estado desde dezembro do ano passado, após o advogado Leonardo Vilela assumir a Secretaria Municipal de Defesa Social. Desde então, tem atuado junto aos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário para articular a disponibilização de vagas.
O menor foi encaminhado para unidade de Sete Lagoas na última segunda-feira (15), depois da Secretaria Estadual de Defesa Social autorizar, na sexta-feira (12), mais uma vaga para menores infratores de Alfenas no sistema de medidas socioeducativas.
Agências dos Correios viraram alvos
O adolescente foi apreendido no último dia 29 em Muzambinho depois de um assalto a agência dos Correios da cidade. Antes disso, no dia 15 de janeiro, o mesmo menor teria utilizado um carro roubado em Alfenas para cometer um assalto à agência dos Correios de Monte Belo. Também em janeiro, a agência dos Correios de Alfenas foi assaltada e o mesmo menor também é suspeito de participar do crime.
O adolescente é considerado perigoso, sendo suspeito de envolvimento em diversos assaltos na região. As apreensões desse menor têm sido frequentes, porém ele acabava sendo liberado devido à falta de vagas no sistema de medidas socioeducativas do Estado.
Atualmente, são cerca de 1.200 vagas para internações de menores infratores de todo o Estado, mas esse limite já foi superado em 34%, segundo o secretário de Defesa Social de Alfenas.
Nas últimas semanas, o secretário vinha atuando na linha de frente para liberação da terceira vaga para Alfenas, porém o sistema prioriza internações para infratores envolvidos em crimes contra vida. O edital de licitação para a construção do Centro de Medidas Socioeducativas de Alfenas deve ser publicado a partir do próximo mês.
Segundo Vilela, o menor transferido para uma unidade de Sete Lagoas completará 18 anos no próximo mês. Ele não soube responder o período da internação provisória neste caso. Os outros dois infratores com internação provisória em andamento cumprem medidas socioeducativas em Sete Lagoas e em Ribeirão das Neves.

No final de janeiro, o menor foi apreendido depois de um assalto a uma agência dos Correios em Muzambinho. Foi a terceira agência dos Correios da região assaltada em que o menor foi apontado como suspeito de envolvimento (Foto: Arquivo/PM)

COMENTÁRIOS