Postado em terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
às 08:44
Surto de influenza aviária pode aumentar exportações de frango do Brasil
A produção, abate e processamento da carne de frango no Brasil exibem trajetória de contínuo crescimento, tanto em quantidade, quanto em excelência de produto e processo
Tal desempenho tem possibilitado a conquista dos mais exigentes mercados internacionais. Atualmente, o País ocupa a primeira posição nas exportações mundiais e terceira na produção global. Qualidade, produtividade, sanidade e competitividade, atuando conjuntamente, contribuem na liderança conquistada, induzindo constante busca pela modernização e tecnificação, ressalta a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).
Ainda que as exportações de carne de frango brasileiras apresentem invejável desempenho, situa-se no mercado interno a parcela mais importante de absorção de sua oferta. Aliás, foi justamente a dimensão da demanda doméstica que propiciou robustez para que o segmento se arvorasse internacionalmente. “Entre os consumidores, a crescente aceitação da carne de frango permitiu que essa proteína assumisse a liderança no cardápio da mesa dos brasileiros. Em 2014, por exemplo, o consumo per capita de frango foi de 41,80 kg, suplantando as carnes bovina e suína”, afirmam Celso Vegro e Maximiliano Miura, pesquisadores do IEA.
Presente em todo território, a avicultura brasileira destaca-se nas regiões Sul e Sudeste. Os principais Estados produtores são Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A razão para essa concentração da produção decorre da proximidade para com os mercados consumidores dessa proteína de elevado valor agregado, associada à razoável oferta de insumos estratégicos (grãos empregados na elaboração das rações).
Diante destes elementos, pode-se vislumbrar que a trajetória desse segmento permaneça sendo de crescimento. Mesmo considerando que o mercado interno se aproxima da saturação, existem amplos espaços para agregar novos clientes internacionais. O comércio internacional de carne de frango é dinâmico e o Brasil lidera esse mercado, exibindo taxas de crescimento das vendas bastante expressivas. Liderança que decorre do reconhecimento dos padrões de sanidade, qualidade, organização do negócio (integração/contratos) e sustentabilidade dessa produção características do produto nacional.
Portal do Agronegócio
COMENTÁRIOS