Postado em segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
às 08:53
Inmetro renova chancela do IMA como órgão certificador de cachaça
IMA é uma das três empresas certificadoras no Brasil que possuem este selo
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) renovou neste mês a chancela do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) como órgão certificador de cachaça. Com isso, o IMA pode continuar certificando marcas da bebida com base em princípios internacionais e considerados de grande confiabilidade, como boas práticas de fabricação e rastreabilidade, que indica a origem do produto.
O IMA realiza este tipo de certificação desde 2009 e, até hoje, 20 marcas já conseguiram o selo de garantia IMA/Inmetro. “Ao aliar sua marca à do Inmetro, o IMA garante ao produto certificado um reconhecimento nacional e internacional que o habilita a buscar novos mercados. O selo é um diferencial competitivo para as vendas e, ao mesmo tempo, indica aos consumidores que aquele é um produto de qualidade garantida”, explica o gerente de certificação do IMA, Rogério Fernandes.
O procedimento para manutenção da chancela do Inmetro é anual e realizado em duas etapas. Na primeira, a equipe do Inmetro composta por dois avaliadores e um especialista observa as condições organizacionais de procedimentos internos do IMA para a certificação. São avaliados procedimentos e formulários utilizados para o sistema de gestão de qualidade em relação ao atendimento da norma internacional ISO 17.065/2013 e da portaria do Inmetro específica para a cachaça de nº 276/ 2009. Na segunda etapa é realizada auditoria de campo, quando o Inmetro verifica a capacidade do IMA em auditar seus clientes in loco nas unidades de produção, em relação às fases do processo produtivo como a colheita, moagem, fermentação, destilação, armazenamento e envase. “A auditoria e consequente certificação realizada pelo IMA/Inmetro valoriza os produtos que podem ter preços até 30% maiores que as outras marcas”, argumenta Fernandes.
[Leia mais]
COMENTÁRIOS