Postado em segunda-feira, 21 de dezembro de 2015 às 08:56

Cooxupé vai receber mais café em 2016

O total, 6,1 milhões de sacas, é 19% superior ao volume da temporada 2015/16


Do FAEMG
A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) estima que a produção de café em sua região de atuação no ciclo 2016/17 deve alcançar 9,5 milhões de sacas. Desse volume, 7,5 milhões de sacas devem ser produção de cooperados da Cooxupé, que tem sede em Guaxupé (MG).
 
No ciclo 2015/16, quando parte das regiões de cultivo de Minas foi afetada pela seca, a produção na região da Cooxupé somou 7,7 milhões de sacas, considerando cooperados (6,18 milhões de sacas) e não cooperados.
 
De acordo com Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da cooperativa, que é maior exportadora de café do país, a expectativa é receber dos associados 4,9 milhões de sacas do grão na nova safra e de adquirir outras 1,2 milhão de sacas no mercado. O total, 6,1 milhões de sacas, é 19% superior ao volume da temporada 2015/16.
 
Na safra passada, quando a seca afetou a produção e houve quebra de 20% na região do Cerrado Mineiro, a Cooxupé recebeu 4 milhões de sacas de cooperados e foi ao mercado adquirir cerca de 1 milhão de sacas de café.
 
O presidente da Cooxupé afirma que a cooperativa começou a vender para tradings internacionais a partir de janeiro deste ano, e com a quebra na produção teve de comprar mais café no mercado. "Normalmente, compramos 500 mil a 600 mil sacas. Mas tivemos de adquirir 1 milhão [na safra 2015/16]", observa.
 
O volume comprado de não cooperados deve continuar em patamares mais altos em 2016, diz Paulino, pois há demanda de importadores "por outros tipos de blends, de cafés diferentes do que temos".

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo