Postado em terça-feira, 8 de dezembro de 2015 às 13:26

Cafezais inovam com uso de plástico e baixam custos

Quando a necessidade de novas tecnologias bate na porteira, a saída mais óbvia é a aplicação de equipamentos de última geração comagricultura de precisão - mas a resposta pode ser mais simples e tão eficiente quanto


Do Portal do Agronegócio
 
A cobertura de filme plástico em cafezais é uma novidade que promete economia de até 28% no uso da água e ganhos de produtividade.
 
Trata-se do mulching, uma solução já conhecida na agricultura por sua eficiência no controle de ervas daninhas em plantas de ciclo curto, como ohortifrúti. A ideia de estendê-lo a cultivos perenes vem de encontro com o momento econômico do produtor rural, que viu seus custos subirem e precisa enxugar as despesas do processo produtivo.
 
"Como fica exposto em períodos longos, de 24 a 36 meses, esse tipo de plástico contém aditivos especiais que protegem a cultura da radiação UV. É dupla face, a parte preta fica em contato com o solo, agindo no controle de ervas daninhas, e a branca ou prata é responsável por refletir a luz", explica a especialista em Desenvolvimento de Mercado da Braskem, Ana Paiva. Apesar do aditivo, o produto é considerado reciclável.
 
Em 2010, a petroquímica começou a testar a aplicação deste plástico em lavouras de laranja na região de Araraquara (SP), pois um de seus benefícios é a retenção de água.



[Leia mais]



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo