Postado em sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
às 13:47
Safra de 2016 deve ter alta de 15%
As chuvas registradas nas últimas semanas estão contribuindo para o desenvolvimento da safra 2016 de café em Minas Gerais.
Do Sistema Faemg
As chuvas registradas nas últimas semanas estão contribuindo para o desenvolvimento da safra 2016 de café em Minas Gerais. Caso as precipitações continuem regulares, o Estado poderá colher uma safra satisfatória, variando entre 23 milhões e 24 milhões de sacas de 60 quilos, alta de cerca de 15%. A produção mineira deste ano, praticamente concluída, deve fechar entre 20 milhões e 21 milhões de sacas. Apesar do clima favorável, os cafeicultores estão cautelosos em relação aos investimentos, em função das incertezas da economia nacional.
De acordo com o diretor da FAEMG e presidente das comissões de Cafeicultura da entidade e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Breno Mesquita, as expectativas em torno da nova safra são positivas.
Tivemos uma florada boa e as chuvas estão normalizando, então, persistindo este quadro, e não havendo fatores inesperados, teremos uma safra boa, mas nada de extravagante. A estimativa inicial é que a colheita fique entre 23 milhões e 24 milhões de sacas de 60 quilos em Minas Gerais?, avalia.
Os desafios para a nova safra são os custos, que foram alavancados pela desvalorização do real frente ao dólar, e as incertezas em relação à economia nacional, o que tem deixado os cafeicultores apreensivos e limitando a intenção de investimentos.
[Leia mais]
COMENTÁRIOS