Postado em sexta-feira, 13 de novembro de 2015
às 13:29
MG comanda exportação de café... e segura seu melhor queijo em casa
No café e no leite, não tem estado que supere Minas Gerais no Brasil
Do Portal do Agronegócio
Com predominância da agricultura familiar, os mineiros respondem por 50% da produção e 60% da exportação nacional cafeeira (IBGE, 2014) – 15% do café do mundo saem do estado. Líder nacional também na pecuária leiteira, com 27%, Minas reserva para si o privilégio de saborear o queijo mais famoso do país, que carrega o nome da Serra da Canastra. E, em função dessa exclusividade, o produto vem sendo mais valorizado que os perfumados grãos arábicas.
Na última semana de um roteiro de 17 mil quilômetros, a Expedição Agricultura Familiar percorreu os redutos do café e do queijo em Minas. E documentou como o setor vem se superando nesses dois negócios. O estado ganha a dianteira, com volume praticamente duas vezes maior que o da cafeicultura de São Paulo e o da pecuária leiteira do Rio Grande Sul, estados que ocupam a segunda posição nesses setores.
Os irmãos José Renato, Marco e Mauro de Oliveira Borba– terceira geração da família no café, hoje com 14 hectares plantados em Três Pontas –, buscam impulso na safra 2015/16 para reformar um casarão centenário. Os preços acima de R$ 450 a saca representam estabilidade e a colheita promete passar de 400 para 500 scs.
[Leia mais]

[Leia mais]
COMENTÁRIOS