Postado em terça-feira, 20 de outubro de 2015 às 13:39

Incêndios devastam reservas em Minas

Pela primeira vez na história, o governo de Minas Gerais decretou estado de emergência para o enfrentamento dos incêndios que estão devastando a vegetação nas áreas de reservas e preservação ambientais, parques estaduais e estações ecológicas.


Do Sistema Faemg
 
Pela primeira vez na história, o governo de Minas Gerais decretou estado de emergência para o enfrentamento dos incêndios que estão devastando a vegetação nas áreas de reservas e preservação ambientais, parques estaduais e estações ecológicas. A situação em outubro se agravou com a estiagem prolongada. Somente neste fim de semana, foram registrados 43 focos de queimadas, 26 deles em unidades de conservação, dos quais apenas cinco foram debelados (veja quadro). A medida assinada pelo governador Fernando Pimentel foi publicada ontem, em edição extraordinária no Minas Gerais, diário oficial do estado. Ela é válida por 90 dias.
 
Na resolução, foi levantado um alerta sobre os riscos de graves danos humanos, sociais, materiais e ambientais e ainda destacou-se a necessidade de adoção de medidas administrativas urgentes devido à atual situação, unindo esforços entre o estado, a União e entidades públicas e privadas. Responsável pela Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Sávio Souza Cruz informou ontem que, na prática, o decreto permite que o Estado reforce o processo de combate às queimadas, facilitando a liberação de recursos, inclusive federais, se necessário. A Bahia também decretou emergência.
 
Quanto às ações táticas, o decreto viabiliza a contratação extra de aeronaves e caminhões-pipa sem que seja preciso a abertura de um processo de licitação. “A decretação do estado de emergência é para agilizar os procedimentos de combate ao fogo. Qualquer medida ou plano de ação será executado de acordo com a necessidade. O decreto cria condições para facilitar os trabalhos”, explicou Cruz. 


[Leia mais]



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo