Postado em quarta-feira, 7 de outubro de 2015
às 16:40
Número de apicultores no Norte de Minas cresce mais de 100% nos últimos anos
Nos últimos anos o número de apicultores do Norte de Minas vem aumentando consideravelmente.
Do Sistema Faemg
Nos últimos anos o número de apicultores do Norte de Minas vem aumentando consideravelmente. Segundo a Emater-MG, a região tem hoje 1.429 apicultores. O número é bastante superior ao levantamento feito pela empresa em 2006, que era de 651. Um dos motivos é que a atividade tem se mostrado uma alternativa de renda para os produtores nos períodos de estiagem.
Segundo o coordenador técnico regional da Emater-MG em Montes Claros, Fernando Chaves Mendes, a apicultura pode ser integrada com outras atividades, como em áreas de reflorestamento. “A região Norte de Minas, nos últimos anos, vem sendo castigada pelo prolongado período de estiagem, que provocou perdas nas lavouras e pastagens. Mas a apicultura é beneficiada com algumas floradas que são resistentes ao período seco e conseguem beneficiar o apicultor com a produção de mel”, diz.
Para lidar com a atividade na região, os produtores contam com a orientação técnica da Emater-MG. Fernando Mendes explica que o custo inicial para a implantação de um apiário com 10 colmeias é relativamente baixo. De acordo com o técnico, o gasto maior será com a unidade de beneficiamento. Porém, ele diz, que essa unidade pode ser implantada em conjunto com outros apicultores por meio de uma associação.
COMENTÁRIOS