Postado em segunda-feira, 14 de setembro de 2015 às 03:12

2ª edição de Festival de Artes em Alfenas começa nesta segunda

O Festival oferece gratuitamente oficinas, exposições, mostras e shows.


 Da Redação

A segunda edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais (Faisca) começa nesta segunda-feira (14). O projeto, realizado e produzido de forma colaborativa entre a Unifal (Universidade Federal de Alfenas), a Prefeitura de Alfenas (por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e coletivos culturais.

O Festival oferece gratuitamente oficinas, exposições, mostras e shows. As atividades serão realizadas na Unifal, Teatro Municipal de Alfenas, Casa da Cultura e na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas.

O Faisca abrange música, dança, teatro, literatura, cinema e intervenções socioculturais em atividades formativas, espetáculos, mostras de cinema com debates. A iniciativa surgiu da interação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unifal com o Coletivo Suavis, formado por estudantes da universidade, e a Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

A programação do festival oferece cerca de 20 oficinas temáticas, 30 apresentações culturais, seis exposições, mostras de cinema, intervenções e debates. Segundo o universitário Flávio Veneroso, do Coletivo Suavis, a programação 2015 mostra a diversidade cultural brasileira. “Procuramos interagir diversas áreas culturais de forma a atender todos os públicos”, disse.

Para Ivanei Salgado, coordenador de Cultura da Unifal, o Faisca é uma iniciativa que comprova a importância de interagir instituições, grupos culturais e artistas para produção de projetos na área de cultura. “O diferencial do Faisca é a interação sociocultural promovida pelas atividades do projeto. Não vemos a arte e a cultura apenas como uma forma de apreciação, mas como uma necessária forma de expressão da sociedade”, ressalta.

Abertura

A abertura oficial do Faisca Alfenas será nesta segunda-feira (14), às 20h, no Auditório Leão de Faria, no campus sede da Unifal, com uma apresentação do Circuito Dandô de Música, formado pelos músicos João Arruda, Kátya Teixeira e Nádia Campos, recepcionados pelo Madrigal Renascentista da Unifal.

Ao longo de toda semana, haverá atividades no campus da Unifal e no Teatro Municipal de Alfenas. Na sexta-feira no período noturno, o Faisca ganha a área central da cidade com apresentações de poesia e hip hop, trazendo a conceituada rapper Lurdez da Luz, ganhadora de diversos prêmios de música pelo Brasil.

No sábado e domingo, haverá atividades na Praça Getúlio Vargas, a partir das 14h, com destaque para apresentações dos grupos Djambê, Todos Os Caetanos do Mundo, Estado de Natureza, do violeiro Índio Cachoeira, O Clown com o músico Zé Guela. A programação do final de semana também com atividades infantis, intervenções teatrais, circo, Feira de Troca de Sementes, recolhimento de lixo eletrônico, entre outras. A programação completa pode ser acessada no site oficial do Faisca.

Artes visuais

Em artes visuais, o Faisca Alfenas promove as exposições “O que te acende” (fotografia colaborativa), “Mídia Ninja: as ruas de junho” (fotografia colaborativa), “Poizé”, de Sandra Ribeiro; “Ilustre Cotidiano”, do ilustrador Vitor Borges; “América Latina: Nação Cultura”, do fotógrafo Kleos Jr e “Instantes em Instagram”, de Marcius Vinicius Barcelos.

As duas últimas circulam pelo projeto Corredor Cultural da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e foram disponibilizadas, respectivamente, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O Faisca tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cutura, com o patrocínio master da Unifi do Brasil, patrocínio cultural da Plug Comunicação Visual, Café Quetal, Supermercado São Paulo, Martins e Gomes Máquinas e Vecon Engenharia, apoio da Cascafina Estamparia, Fenícia Palace Hotel, Restaurante Mineirinho e Gráfica Rocha.

O projeto tem a produção colaborativa do Coletivo Suavis, Piso Projetos Sustentáveis, Coletivo Zepelim, Coletivo Corrente Cultural, Coletivo Esquina, Instituto Hare Om, Dri Cri Cri Artesanato, Coletivo Quilombo e ITCP Unifal. A realização é da Facepe (Fundação de Apoio Cultura Ensino Pesquisa e Extensão de Alfenas), Unifal, por meio da Proex e da Prace, e da Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3299-1077. A participação nas oficinas do Festival de Artes e Interações Socioculturais gera certificados de extensão universitária. As inscrições são gratuitas no site oficial do Faisca.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo