Postado em segunda-feira, 14 de setembro de 2015 às 03:05
Atualizada em terça-feira, 15 de setembro de 2015 às 18:16

Após 4 anos, Parada Gay de Alfenas volta a ser realizada e chega a 10ª edição

Com o slogan “Rompendo o Silêncio”, a manifestação reuniu centenas de pessoas na Praça Getúlio Vargas durante a tarde de domingo em sua 10ª edição.


 Da Reportagem

Depois de quatro anos, a Parada do Orgulho LGBTTTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) voltou a ser realizada em Alfenas. Com o slogan “Rompendo o Silêncio”, a manifestação reuniu centenas de pessoas na Praça Getúlio Vargas durante a tarde de domingo em sua 10ª edição.

A estimativa de público, informada nesta terça-feira (15) pela Polícia Militar, é de quase 4 mil pessoas presentes na Parada Gay. No domingo, a PM havia informado que eram cerca de 800 pessoas, no entanto essa foi uma estimativa inicial e não corresponde ao período de maior aglomeração de pessoas. Após ter repassado a estimativa a reportagem, a PM fez uma nova sondagem, chegando a  quase 4 mil presentes.

Para os organizadores, a estimativa de público foi um pouco maior, chegando a 5 mil pessoas. "Mesmo que fôssemos 1, 2, 3 ou 30 mil pessoas, a favor de uma causa, o mais importante é a visibilidade massiva, a mobilização social", afirmaram. (Confira ao final da reportagem uma nota dos organizadores sobre a manifestação).

Em um trio elétrico, o tradicional show de gogo-boys foi realizado, além de apresentações de transformistas em um palco instalado ao lado do carro de som. O presidente do MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região), Sander Simaglio, disse ao público que esse ano a manifestação não obteve nenhum tipo de financiamento, dependendo de recursos próprios da entidade e da arrecadação com os eventos.

A Parada LGBTTTS foi um dos atos da programação da semana da diversidade promovida pelo MGA. Na última quinta-feira, foi realizado um pit stop para prevenção às DST/Aids com divulgação da Parada Gay nas universidades da cidade.

Ainda na quinta-feira a programação previa uma mesa de discussão na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) com o tema “Convoque sua visibilidade: a luta entre a transfobia e a educação no Brasil”.

Na sexta-feira, a reapresentação da peça teatral “As 4 filhas de Marylin Monroe”no Teatro Municipal, integrou a programação. Para assistir o espetáculo teatral bastava levar dois litros de leite, doados a uma entidade de Alfenas. Inicialmente foi informado, no site do MGA, que a doação seria feita a ONG VIda Viva, porém os 120 litros de leite arrecadados foram doados ao Movimento de Apoio à Infância (Mai). Também foram realizadas festas open bar no sábado e logo após a Parada Gay na Praça Getúlio Vargas. 

A Parada de Orgulho LGBTTTS chegou a sua décima edição (Fotos: Alessandro Emergente) 

NOTA PÚBLICA DO MGA SOBRE O NUMERO DE PARTICIPANTES NA 10ª PARADA GAY DE ALFENAS:

 
No último domingo, 13 de setembro, a Praça Getúlio Vargas foi palco novamente da monumental e colorida Parada do Orgulho LGBT, já em sua 10ª edição.
 
Para nós, do Movimento Gay de Alfenas – MGA, o mais importante é a visibilidade massiva, a mobilização social. É o tema e o conteúdo das reivindicações da Parada LGBT o que de fato importa. Impressionante como parte da cobertura midiática, quase sempre, se perde em um grande número de superficialidades, que ofuscam e desviam a atenção pública da verdadeira razão de ser da Parada.
 
Se o número de participantes tem alguma importância, é no sentido de destacar o tamanho da multidão e o fenômeno espetacular que é a Parada LGBT de Alfenas, considerada uma das maiores de Minas, levando em conta o número de habitantes da cidade (72 mil).
 
As “guerras de números”, além de desviar do foco da Parada, acabam servindo de biombo para setores atrasados, conservadores e fundamentalistas fazerem ataques gratuitos contra as pessoas e o movimento LGBT.
 
Não queremos competir com ninguém. A Parada LGBT não é concurso de multidões. Não importa quantas pessoas participam da Parada LGBT: se um, dois ou 10 mil - bem como de qualquer outra marcha, passeata ou coisa que o valha, independente de seu propósito ou motivação.
 
Recorremos ao nosso grande idealista Gandhi: “uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias”. O que importa é o objetivo e a pauta da nossa manifestação. Nosso objetivo é muito nítido: queremos direitos iguais, nem menos, nem mais. Queremos o fim da violência e da discriminação contra a população LGBT e queremos políticas públicas de combate à homofobia em todas as áreas, inclusive na educação.
 
Queremos ser respeitados(as) como cidadãos e cidadãs deste país. Queremos cidadania plena para todos e todas. Por isso saímos às ruas para manifestar, da nossa forma própria, com alegria e festa, porque atualmente – apesar das garantias constitucionais – a população LGBT não vem sendo tratada com igualdade neste país e nem conta com a proteção jurídica já existente para as demais assim chamadas “minorias sociais”.
 
Parabéns a todos os líderes políticos presentes na Parada LGBT de Alfenas pelo exemplo de respeito que deram. Uma pena a gente não registrar a presença de nenhum ocupante do Legislativo Municipal, nossos “legítimos” representantes. Parabéns a todos e todas que querem um Brasil republicano, laico, que respeite a dignidade humana, independente da orientação sexual, identidade de gênero, das características ou peculiaridades de cada pessoa.
 
Reconhecendo os direitos dos LGBTs, ninguém perde qualquer direito, mas nós ganhamos muito. Nossos governantes precisam reconhece os princípios da igualdade, da liberdade, da laicidade, da dignidade humana, e que a liberdade de expressão não seja utilizada como um salvo-conduto para agredir ou incitar o ódio.
 
Somos um movimento de paz e em defesa da pluralidade. Somos contra o preconceito, a discriminação e a violência.
 
Viva a diversidade humana, viva a cidadania plena de todos e todas

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo