Postado em segunda-feira, 10 de agosto de 2015
às 01:22
Projeto fomenta a arte em áreas de vulnerabilidade social
“Universidade, Teatro e Escola” promove experimentação teatral e oficinas para crianças.
Da Redação
Desde junho, um projeto de extensão da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), com ênfase na inclusão social e cultural, vem fomentando a inserção de trabalhos artísticos no ambiente universitário e difundindo a experimentação teatral em áreas de vulnerabilidade social.
Trata-se do “Projeto UTE – Universidade, Teatro e Escola”, desenvolvido pelos alunos Romário da Silva Borges, do curso de Ciência da Computação, e Bruna Cabral, do curso de Odontologia, ambos artistas de Alfenas.
Sob a coordenação da técnica de laboratório do Instituto de Química da Unifal, Bernadete de Lourdes Carvalho Meira, ex-integrante do grupo “Teatro Alfenense de Comédia (TAC)”, antiga companhia teatral de Alfenas, o projeto envolve amostras mensais de esquetes teatrais, com temática infantil, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Alfenas; e também oficinas para a inserção teatral de crianças em um projeto em Areado.
De acordo com Romário, uma das etapas do projeto, compreende a criação de um grupo teatral que, ao longo do ano, promoverá a confecção de um espetáculo e, posteriormente, realizará uma temporada de apresentações do mesmo. “Dentre os movimentos artísticos presentes na Universidade, o teatro ainda não possui um espaço próprio em meio ao campus. Visto isso, verificou-se a necessidade de um grupo de teatro universitário, para que toda a comunidade acadêmica – ou geral – tenha acesso a essa arte”, enfatiza.
Sobre a atuação de dois alunos de áreas tão diferentes à frente do projeto, Ciência da Computação e Odontologia, o integrante comenta que a ideia é realmente reunir a diversidade.“A ação visa integrar os alunos de diferentes áreas do conhecimento, acolhendo a toda comunidade acadêmica”, afirma.
Segundo a equipe, o projeto contará também com o apoio de artistas profissionais como Rodrigo Mikelino, Thiago Meira e Clodoaldo Borges. Até o final de agosto serão divulgadas as inscrições para novos componentes do projeto.
COMENTÁRIOS