Postado em sexta-feira, 7 de agosto de 2015 às 09:48

Governo Federal lança plano para aumentar participação de Minas nas Exportações

Minas Gerais é o primeiro estado a receber o Comitê Gestor do PNCE, que será responsável por monitorar a performance do programa com as empresas do estado.


Do Portal do Agronegócio
 
A ação é o braço regional do Plano Nacional de Exportações – lançado pelo governo federal em junho deste ano – e tem o objetivo de aumentar o número de empresas mineiras que operam no comércio exterior e, consequentemente, aumentar as exportações de produtos e serviços do Estado. A cerimônia será na sede da Fiemg, às 10h.
 
Minas Gerais é o primeiro estado a receber o Comitê Gestor do PNCE, que será responsável por monitorar a performance do programa com as empresas do estado. Inicialmente, participam 2 mil empresas de todos os portes, de 15 setores econômicos, que vão desde metal-mecânico a têxteis, passando pelo setor calçadista e alimentício. A meta é cobrir todos os estados brasileiros até o final de 2016.
 
O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, explica que, no ano passado, cerca de 2 mil empresas mineiras exportaram. “Mas quando analisamos os últimos cinco anos, percebemos um universo com mais de 3 mil empresas que chegaram a exportar. Vamos trabalhar juntamente com essas empresas para que elas tornem a exportação uma atividade habitual”, disse. Além disso, o secretário ressalta que o programa vai identificar, no estado, empresas que têm potencial exportador, mas que ainda não têm experiências em mercados externos. “Ao fomentarmos a participação de mais empresas brasileiras no mercado internacional, invariavelmente aumentamos e diversificamos a pauta exportadora do estado”.
 
Godinho explica ainda que as empresas participantes do PNCE contarão com uma gama de ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. “Estaremos bem próximos das empresas de Minas Gerais, oferecendo as ferramentas necessárias para que consigam fazer com que a exportação passe a fazer parte do dia a dia delas”.

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo