Postado em sexta-feira, 22 de maio de 2015 às 11:24

Comdalf pede apoio para senso e Lei que facilita acessibilidade

O pedido foi feito durante a reunião semanal promovida pela presidência da Câmara com setores da sociedade.


 Da Redação

A presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdalf), Carmem dos Santos Oliveira, foi a convidada de segunda-feira (18) para o “Café com o Presidente”, na Câmara Municipal. Além de pedir apoio na elaboração do senso sobre a situação dos deficientes, ela deu dicas de acessibilidade para a reforma que será feita no prédio do Legislativo local.

Carmem foi recebida pelo presidente da Câmara, vereador Enéias Ferreira de Rezende (PRTB), e pelos vereadores Evanílson Pereira Andrade (Ratinho/PHS), José Carlos de Morais (Vardemá/Pros) e Hemerson Lourenço de Assis (Sonzinho/PT).

Entre os assuntos abordados, ela pediu que os vereadores se empenhem para que a Lei Municipal 3.067, que “dispõe sobre a eliminação de barreiras arquitetônicas para portadores de deficiência aos locais de fluxo de pedestres e edifícios de uso público”, seja colocada em prática. A Lei, que em tese facilita o acesso de pessoas com deficiência aos prédios públicos, foi sancionada em 13 de novembro de 1998 pelo então prefeito Hesse Luiz Pereira, hoje vereador pelo PSDB. “Existe uma Lei há 15 anos que não é cumprida”, comentou Carmem.

Senso

Outro tema destacado é o senso que o Comdalf iniciou no ano passado para diagnosticar, por exemplo, o número de pessoas com deficiência no município e os tipos de deficiência, para elaborar políticas sociais voltadas a este público. “Iniciamos este senso importante e tivemos que parar por falta de material humano. Temos que recomeçar porque precisamos saber a realidade destas pessoas”, explicou.

Para tanto, Enéias informou que vai protocolar um pedido para que cada vereador ceda um funcionário dos respectivos gabinetes para auxiliar com a realização deste trabalho.

E ao ser informada sobre a reforma que será feita na Câmara Municipal para facilitar a acessibilidade, Carmem fez questão de acompanhar o presidente a algumas dependências do prédio e apresentar dicas e ideias a fim de que o serviço alcance o objetivo.

Segundo o presidente da Câmara, as obras abrangerão o plenário, com rampa para a tribuna e bancada dos vereadores, banheiros que terão maior acessibilidade, e acesso facilitado a salas e gabinetes.

A presidente da Comdalf foi recebida por vereadores. Em destaque, ela aparece com o presidente da Câmara, que solicitou sugestões para reforma para acessibilidade (Foto: Ascom/Câmara)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo