Postado em segunda-feira, 4 de maio de 2015
às 20:55
Suspeitas de dengue ultrapassam mais de 1,2 mil casos e prefeitura adota fumacê
Já são, pelo menos, 1.247 casos suspeitos de dengue que foram notificados em Alfenas.
Da Redação
Já são, pelo menos, 1.247 casos suspeitos de dengue que foram notificados em Alfenas. Desses, 254 foram confirmados e 76 deram negativos. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado no último dia 30, quinta-feira da semana passada. Em apenas sete dias foram registradas 368 notificações.
Diante da situação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) enviou para Alfenas um veículo equipado, como forma de reforço aos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya. Ele será utilizado na operação de pulverização espacial UBV pesado (versão mais forte do popular fumacê).
Segundo a prefeitura, o equipamento começa a ser utilizado nesta terça-feira nas ruas do Jardim São Carlos, lado de baixo do bairro. Os trabalhos acontecerão em dois turnos das 5h às 9 horas e das 17h às 21h. O veículo ficará em Alfenas por no mínimo 30 dias, atuando sempre nos dois períodos, horários em que o mosquito Aedes aegypti se faz mais presente.
A orientação aos moradores é para que abram às janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos. Os técnicos orientam a população para que proteja alimentos, utensílios e animais domésticos.
Fumacê
O fumacê, nome popular para a pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa.
A Secretaria Municipal de Saúde já promoveu e ainda promove diversas ações como a realização do mutirão “cata-trecos”, em vários bairros da cidade, coletando materiais inutilizados que possam acumular água parada. Desde o início do ano, a equipe de limpeza urbana vem realizando mutirões de capina e retirada de lixo por toda a cidade. Até o momento, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos, incluindo pneus, garrafas e outros itens que podem acumular água parada, já foram recolhidas.
Esta semana, enquanto o Jardim São Carlos vai receber o fumacê, a operação cata–treco será realizada na Vila Esperança e no Jardim Primavera.
Equipamento com fumaça contra a dengue foi enviado pelo Governo do Estado (Foto: Divulgação)
COMENTÁRIOS