Postado em quinta-feira, 2 de abril de 2015
às 12:59
Projeto de construção do trevo de Alfenas está orçado em R$ 15,6 milhões
O projeto está no Dnit e recentemente foram feitas adequações solicitadas pelo órgão.
Da Redação
O projeto de construção do trevo de acesso a Alfenas, no entroncamento BR-491/Alfenas/MG-179 (que segue para Pouso Alegre), está orçado em R$ 15,6 milhões. O projeto está no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e recentemente foram feitas adequações solicitadas pelo órgão para que a tramitação tenha continuidade.
Como mostrou o Alfenas Hoje no início de março, o atual governo busca uma articulação política para garantir a liberação do recurso previsto no PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento), gerido pela presidente Dilma Rousseff (PT).
Por isso, o prefeito Maurílio Peloso (PDT) e sua equipe buscaram apoio do secretário estadual de Governo, Odair Cunha (PT), autor da emenda parlamentar que garantiu a verba no orçamento da União no ano 2015. Odair apresentou uma “emenda genérica” (sem especificar o local exato) para construção de trevos na região. Uma estratégia para obter o recurso, garantindo o repasse para o projeto que estiver mais adiantado na região.
Reuniões
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o tema já pautou diversas reuniões entre representantes do governo federal, estadual e do município, tanto em Brasília quanto em Belo Horizonte.
Nos últimos dias 19 e 20, por exemplo, o prefeito esteve em Brasília, no Ministério das Cidades, para tratar sobre o assunto. Na semana seguinte, no dia 23 de março, Maurílio e o coordenador municipal de Governo, Luiz Marcos Moraes (Marquinhos do PDT), estiveram em Belo Horizonte, na Secretaria de Governo de Minas Gerais, com o secretário Odair Cunha. O deputado estadual Emidinho Madeira (PT do B) participou do encontro.
O projeto de construção do trevo foi elaborado na gestão passada para que fosse doado ao Dnit. Uma estratégia para agilizar o processo político para obter a verba e acelerar o trâmite junto ao governo federal. No entanto, havia uma pendência financeira para a sua liberação.
Em 2014, o atual prefeito anunciou uma parceria com a iniciativa privada, que saldo o custo do projeto junto a empresa responsável pela elaboração do mesmo. Segundo Maurílio, o projeto prevê a construção de um viaduto, passarela e trincheira de acesso à avenida Dr. Lincoln Westin. “O projeto estava parado desde a gestão anterior e renegociamos uma dívida com a empresa que assim terminou de fazê-lo. Agora, encaminhado ao Dnit em Brasília, aguarda ser aprovado e feita a licitação da obra”, afirmou.
O secretário de Governo de MG, Odair Cunha, recebeu o prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso, acompanhado do deputado Emidinho Madeira e o secretário Luiz Marcos Moraes (Foto: Divulgação)
COMENTÁRIOS