Postado em terça-feira, 24 de março de 2015
às 21:54
Cadeirante aponta descaso no atendimento à saúde
A tribuna livre foi novamente utilizada por Cleiton Josiel de Carvalho. A indignação do rapaz foi externada mais uma vez.
Alessandro Emergente
A tribuna livre foi novamente utilizada por Cleiton Josiel de Carvalho. A indignação do rapaz foi externada mais uma vez durante a sessão legislativa de segunda-feira (23). Ele já havia usado o espaço no início de março para reclamar da ineficácia no atendimento na saúde pública do município. Nessa segunda-feira, ele retornou para dizer que nada mudou nesses 20 dias.
O uso da tribuna foi autorizado pela presidência da Casa depois que o secretário de Saúde, Maurício Durval de Sá, prestou informações aos vereadores sobre o trabalho desenvolvido. Carvalho solicitou novamente a tribuna para dizer que, apesar da fala do secretário, nada mudou.
Carvalho que está em uma cadeira de rodas há 11 anos, desde que teve uma lesão medular, havia dito no início de março que estava sem realizar fisioterapia, uma necessidade devido a sua condição. Passados 20 dias, segundo ele, nada mudou. Ele continua sem o tratamento e nenhum contato foi feito pela equipe da unidade básica de saúde.
No final da reunião, Carvalho disse à reportagem que a última visita de um médico foi no início de janeiro, quando foi solicitado um exame de urina, o que só foi autorizado um mês depois. Afirmou que não está sendo garantido nem mesmo o tratamento mínimo como cidadão, muito menos a condição especial de cadeirante.
Comparações
“Esta gestão está me tirando até os direitos básicos”, afirmou Carvalho ao fazer uma comparação com a gestão anterior, do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). Disse que se hoje tem uma família e está longe das drogas é devido ao apoio que recebeu do ex-prefeito.
Também atribuiu a Luizinho apoio por ter conquistado um lar. O rapaz é um dos moradores do Condomínio Alfenas, no Jardim São Carlos. A referência ao ex-prefeito foi devido a um debate acalorado entre os vereadores sobre a situação de Luizinho em Limeira. Disse que antes de falar sobre a cidade do interior de São Paulo, era preciso resolver os problemas de Alfenas.
Ao final, o presidente da Câmara Municipal, Enéias Rezende (PRTB), solicitou ao colega de plenário, vereador Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), que interceda junto ao governo para providenciar o atendimento auxiliar ao rapaz.
Cleiton Josiel de Carvalho usou a tribuna pela segunda vez esse mês (Foto: Alessandro Emergente)
COMENTÁRIOS