Postado em sábado, 28 de fevereiro de 2015 às 15:10

Dados da PM apontam que houve redução nas infrações e no número de acidentes

Os números referem-se aos primeiros nove meses do ano passado em comparação com o mesmo período de 2013.


 Da Redação

De janeiro a setembro do ano passado houve uma queda no número de acidentes no trânsito de Alfenas. A comparação foi feita com o mesmo período de 2013 e os dados, da PM (Polícia Militar), foram apresentados durante uma audiência pública realizada na última quinta-feira (26). 

A audiência pública foi para tratar da municipalização do trânsito, implantada em Alfenas desde setembro de 2014. A reunião foi realizada após uma pressão política dos vereadores, que chegaram a apresentar um projeto de lei que suspende a aplicação de multas pelo município até que se cumpra uma série de medidas, entre eles uma audiência pública. A proposição ainda está em tramitação.

Segundo a prefeitura, o objetivo da audiência foi expor a eficiência e as vantagens na gestão do trânsito, mediante a municipalização que possibilitou a fiscalização da GM (Guarda Civil Municipal) e consequentemente resultou, na avaliação do governo, “em avanços e melhorias na segurança e na redução no número de acidentes”.

 


Os dados da PM (confira os números na tabela acima) mostram que houve uma queda de 12,28% no número de acidentes, caindo de 1.849 (janeiro a setembro de 2013) para 1.622 (no mesmo período de 2014). Considerando-se apenas os acidentes com vítimas a queda foi de 0,87% - 689 para 683.

Municipalização do trânsito

Antes da municipalização do trânsito, as autuações e multas eram realizadas pela Polícia Militar e os valores arrecadados eram direcionados para o Estado. Com a mudança, os valores arrecadados devem ser investidos diretamente no trânsito local, prevê a legislação.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Vander Cherri, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) aprovou a municipalização do trânsito de Alfenas em 2006. De lá para cá, a cidade ficou oito anos sem implementar a política de trânsito no município. Até que, a municipalização foi retomada em 2013 pela atual gestão.

No ano passado, foi adquirido o programa para o Gerenciamento do Sistema de Transportes e Trânsito do município. Em seguida, segundo o governo, “várias campanhas foram desenvolvidas” para orientar a população sobre a fiscalização do trânsito, bem como treinamento e capacitação para os GMs e PMs.

Em seis meses de fiscalização pelo município, foram lavradas 3.925 notificações. Dos 272 recursos protocolados apenas 26 foram deferidos. Além dos dados referentes às autuações, o secretário também apresentou as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Defesa Social, ações preventivas e as campanhas educativas, bem como o plano de ação para o trânsito de Alfenas.

Para Cherri, o evento teve caráter de informar a população sobre as atividades de fiscalização e de manutenção, além de apresentar propostas para tornar o trânsito de Alfenas mais seguro para todos. “A autonomia que antes era do Estado passa a ser de competência do município. Desta forma, os recursos oriundos das penalidades estão ficando diretamente em Alfenas”, enfatizou.

LEIA MAIS:

 

Projeto de lei na Câmara Municipal propõe suspensão das multas aplicadas pela GM

Projeto de lei que suspende multas pela GM entra na pauta, mas votação é adiada

Suspeita de fraude feita por motorista para se livrar de multa será encaminhada à Polícia



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo