Postado em sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
às 13:28
Após falha no Samu, secretário de Saúde deixa o governo; Prof. Chico voltará a Câmara
Mudanças foram anunciadas pelo prefeito Maurílio Peloso na manhã desta sexta-feira.
Alessandro Emergente
Duas mudanças no governo municipal foram anunciadas oficialmente na manhã desta sexta-feira (6). O secretário de Saúde, Kleuber Rocha, deixa o cargo, enquanto o secretário municipal de Habitação, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), retornará a Câmara Municipal na próxima semana, abrindo mais uma “vaga” no primeiro escalão do governo. Porém, essa última Secretária pode ser anexada a outra, reduzindo gastos com custeio da máquina administrativa.
A saída de Kleuber Rocha acontece justamente na semana em que um erro administrativo causou enorme repercussão negativa para o governo. Foi o atraso de três dias para inauguração da unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Alfenas. O local, cedido pela prefeitura, estava sem condições de funcionamento e teve que ser adaptado.
Oficialmente, o governo informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que a decisão de deixar o comando da Secretaria de Saúde partiu do próprio Rocha, alegando motivos de “ordem pessoal”. Segundo a assessoria de imprensa, Kleuber Rocha tinha a intenção de deixar a administração já na quinta-feira, mas continuará na função até o final da tarde de hoje, sexta-feira (6).
do atraso na inauguração da base do Samu (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)
Rocha assumiu como secretário municipal de Saúde em abril de 2013, quando o então secretário Mério Rodrigues Alves deixou o governo. Na época, Rocha era secretário-executivo e assumiu temporariamente, mas acabou permanecendo no cargo. Já fora da administração, Mério faleceu em dezembro de 2013.
Kleuber Rocha disse lamentar a saída da administração municipal e, antes de deixar o cargo, fez elogios a sua equipe a qual disse ser “composta por pessoas comprometidas e dedicadas com a nossa comunidade e, por isso, merecedores de apoio e reconhecimento”. O secretário também recebeu elogios do prefeito Maurílio Peloso (PDT) ao afirmar que prestou “relevantes serviços ao município”.
Na sessão legislativa da última segunda-feira, o petista Vagner Morais (Guinho) chegou a pedir a exoneração de Kleuber devido ao episódio envolvendo o Samu. Desde o ano passado, o secretário já era alvo de críticas de oposicionaistas na Câmara Municipal.
Secretaria de Habitação
Outra mudança envolve a Secretaria Municipal de Habitação, comandada por Prof. Chico. Ele retornará a uma cadeira na Câmara Municipal, onde exerceu a função de líder de governo até maio do ano passado. Foi substituído pelo suplente José Luiz Bruzadelli (PSDB), que na época era secretário de Habitação e, na Câmara, assumiu a liderança de governo.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, Prof. Chico espera a sua exoneração da Pasta, que deve ser assinada pelo prefeito na próxima segunda-feira (9) para, a partir de terça–feira (10), voltar à vereança. “Saio com a sensação de dever cumprido e agradeço a confiança em mim depositada pelo governo de Maurílio Peloso e de Décio Paulino”, declarou.
O pedetista não esconde que será candidato nas próximas eleições municipais, porém não confirma o cargo a ser disputado. Nos bastidores, seu nome é cotado para a disputa da prefeitura com apoio do atual governo. Porém, outros nomes como o do próprio vice-prefeito, Décio Paulino (PR), também são cogitados.
Novos nomes
O prefeito disse que ainda não tem um nome definido para ocupar a Secretaria de Habitação e admite uma nova estruturação no organograma. Neste cenário, a Secretaria de Habitação, que foi a última a Pasta a ser preenchida no início do atual governo, pode ser anexada à outra Secretaria, reduzindo custos. “Estamos adequando a prefeitura de Alfenas a um novo momento. Neste processo é possível agregarmos esta secretaria à estrutura de outra já existente”, afirmou.
Já em relação a Secretaria de Saúde, Maurílio disse que ainda não tem um nome oficial para substituir Kleuber Rocha. Segundo ele, a Pasta continua a funcionar, normalmente, com seu corpo técnico administrativo, até que o nome do novo secretário seja anunciado. Ele espera fazer este anúncio até a semana que vem.
O nome de Bruzadelli, que deixará a Câmara Municipal, surge como uma forte possibilidade nos bastidores. Atual líder do governo na Câmara, sua trajetória é ligada a área da saúde. Foi diretor da GRS (Gerência Regional de Saúde) em Alfenas por oito anos e secretário municipal de Saúde durante as administrações dos ex-prefeitos Antônio Munhoz Leite (em 1993) e de Hesse Luiz Pereira (em 1997).
COMENTÁRIOS