Postado em terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
às 17:33
Base do Samu Regional em Alfenas começa a funcionar com 3 dias de atraso
A Base do Samu em Alfenas começou a funcionar somente na noite de segunda-feira.
Da Redação
A Base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Alfenas começou a funcionar na noite de segunda-feira (2). Ou seja, com três dias de atraso.
A unidade deveria ter iniciado os trabalhos no sábado assim como as outras 33 bases, mas funcionários do Samu, ao chegarem ao local de trabalho, não encontraram as condições necessárias para execução do serviço. A informação é que não havia água e nem energia elétrica no prédio alugado pela prefeitura, responsável por oferecer o local.
Durante a sessão legislativa de segunda-feira, o vereador José Luiz Bruzadelli (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal, admitiu que houve falha da administração municipal. Porém, alegou que as ambulâncias apresentaram falhas e tiveram que retornar a Varginha para reparos mecânicos.
Em entrevista à EPTV, o secretário municipal de Coordenação de Governo e Planejamento, Luiz Marcos Leite de Morais (Marquinhos do PDT), apresentou uma outra justificativa ao dizer que a prefeitura não havia sido informada da data de inauguração. “A nossa intenção era inaugurar o Samu daqui uns 10 dias. Na sexta-feira nós estivemos em Varginha recebendo as ambulâncias e mesmo lá não houve comunicação formal por parte do Samu para a prefeitura de que essa inauguração teria que ser no sábado”, afirmou à emissora.
De acordo com funcionários do Samu, ao chegaram para trabalhar, encontraram o local sujo e sem água para beber, além dos móveis desmontados. Na segunda-feira, funcionários da prefeitura tiveram que preparar o local, alugado há seis meses, inclusive com pintura.
Vereador pede demissão de secretário
O assunto teve grande repercussão durante a sessão legislativa da Câmara Municipal. O petista Vagner Morais (Guinho) chegou a pedir a exoneração do secretário de Saúde, Kleuber Rocha, classificando-o de “incompetente”. Disse que o prefeito Maurílio Peloso (PDT), além de despreparado, é “mal assessorado”.
Para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas (Cissul), que administra o Samu, todas as bases deveriam estar prontas desde outubro do ano passado. A base de Alfenas conta com sete médicos, sete enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e sete condutores socorristas. Para atendimento a população, o número é 192.
COMENTÁRIOS