Postado em quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
às 23:32
PM inicia “Operação Saturação” para combater aumento de roubos em Alfenas
Os assaltos têm preocupado a Polícia Militar que intensificou as ações no combate a esse tipo de crime.
Alessandro Emergente
A PM (Polícia Militar) iniciou oficialmente, nesta quinta-feira, a “Operação Saturação” para combater o aumento de roubos em Alfenas. A ação consiste em intensificar o policiamento nas ruas no período noturno, horário em que os assaltos têm sido mais frequentes.
De acordo com o capitão João Elísio de Souza Júnior, subcomandante da 18ª Ca PM Independente, as estatísticas apontam que os assaltos têm sido as ocorrências mais comuns entre os crimes mais graves na cidade. Por isso, a redução deste tipo de crime tem sido uma das prioridades da Polícia Militar.
No início da noite desta quinta-feira, a PM desencadeou a “Operação Saturação”, reforçando o policiamento no horário noturno. Além das viaturas policiais do turno, outras quatro, com nove militares, se somaram em ações ostensivas e de prevenção em vários pontos da cidade.
A expectativa é que a maior presença de viaturas e dos PMs nas ruas de Alfenas aumente a “sensação de segurança” da população e iniba os bandidos na prática dos crimes. De acordo com o subcomandante da PM, a intenção é dar continuidade ao trabalho de intensificação do patrulhamento em outros dias da semana, inclusive com o pedido de apoio de equipes especiais da Rotam, da 18ª Companhia de Missões Especiais de Poços de Caldas como ocorreu em agosto do ano passado.
Aumento de roubos
As estatísticas da PM apontam os roubos como um dos principais problemas a ser enfrentados em Alfenas na área de segurança pública. Somente no primeiro semestre do ano passado, o aumento foi de 127% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esses roubos são registrados, normalmente, entre 18h e o início da madrugada. Os assaltos acontecem em um horário em que é comum o fechamento dos caixas nos comércios, além de muitas vítimas estarem chegando em suas casas, quando são surpreendidas pelos ladrões.
Os dias mais comuns das ocorrências são as segundas, quintas e sextas-feiras. Porém, nesse caso a Polícia Militar não tem um estudo que aponte a causa da maior parte dos assaltos se concentrarem nesses dias da semana.
Nesta quinta-feira, as equipes da PM percorreram vários pontos da cidade, incluindo a região central e bairros a partir de estatísticas que apontam as áreas mais visadas pelos bandidos. O comando da PM avaliará o rendimento da ação para definir as estratégias futuras no combate aos assaltos em Alfenas.
O Capitão Souza durante entrevista à imprensa pouco antes do início da operação policial (Foto: Alessandro Emergente)
COMENTÁRIOS