Postado em domingo, 4 de janeiro de 2015 às 11:07

Trio de vereadores vai a João Monlevade conhecer modelo de conjunto habitacional

O objetivo foi conhecer o modelo de política habitacional, antes de votar um projeto de lei que está na Câmara.


 Da Redação

Um trio de vereadores, encabeçado pelo novo presidente da Câmara Municipal Enéias Rezende (PRTB), foi até João Monlevade, município localizado na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O objetivo foi conhecer um modelo de política habitacional com grande aglomeração de moradores, antes de votar um projeto de lei que está na Câmara Municipal de Alfenas.

Além de Enéias, Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) e José Carlos Morais (Vardemá/PROS) também integraram o grupo de vereadores. Eles conheceram um projeto em construção no município de João Monlevade para definir sobre o projeto de lei que regulamenta as Zonas Especiais de Interesse Social para fins de moradia.

A proposição tramita na Câmara Municipal e já chegou a ser incluída na ordem do dia, porém teve sua votação adiada por decisão do plenário. O atual governo pretende instalar em uma única área da cidade cerca de 700 residências populares através do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Pelos planos do governo, o conjunto habitacional seria nas proximidades do Jardim Primavera.

Bolsões de pobreza

O modelo a ser adotado pelo atual governo se difere do adotado na gestão do PT, que priorizava áreas menores evitando os chamados “bolsões de pobreza” (grandes aglomerações populacionais carentes em áreas sem infraestrutura) como mostrou uma reportagem do Alfenas Hoje em setembro de 2009

O projeto do atual governo assusta parte da população que teme pelo aumento da violência urbana, uma vez que grandes áreas populacionais demandariam maior investimento em segurança pública devido à complexidade das ações no local. 

O trio de vereadores de Alfenas conheceu o projeto em construção em João Monlevade (Foto: Divulgação)

No ano passado, um grupo de vereadores esteve em Passos, Sudoeste de Minas Gerais, para conhecer um conjunto habitacional popular com grande aglomeração de residências. O grupo foi recepcionado pelo ex-vereador Auro Maia, do PT, que gravou um depoimento sobre a experiência em território passense. A gravação foi exibida em plenário e mostrava o aumento da criminalidade e a dificuldade das autoridades em conter os problemas na área de segurança pública.

Diante dessa situação, o trio de vereadores foi conhecer a experiência em João Monlevade, cidade com cerca de 78 mil habitantes segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2014. Na cidade da região metropolitana, a experiência ainda está em construção e terá 800 moradias. Os vereadores de Alfenas foram recebidos pelo engenheiro Maurício Palmas, que detalhou o empreendimento.

O argumento do atual governo é que o projeto aprovado pelo Ministério das Cidades é para 700 residências em uma única área urbana, o que reduz o custo de investimento. Além disso, a argumentação é que a localidade teria posto policial, creche, quadra esportiva e escola. Os imóveis serão de 200 metros quadrados cada (dois quartos, sala cozinha e banheiro), sendo construídas em até dois anos. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo