Postado em sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
às 11:22
Enéias é empossado como novo presidente da Câmara com discurso de “bem servir”
A posse foi realizada no primeiro dia do ano com plenário da Câmara Municipal lotado.
Alessandro Emergente
O vereador Enéias Rezende (PRTB) assumiu a presidência da Câmara Municipal, na noite do dia 1˚ de janeiro, em uma cerimônia oficial de posse, realizada no plenário da sede do Legislativo. As dependências da Câmara ficaram lotadas.
Eleito no final do ano passado, Enéias assume o comando da Câmara Municipal pelos próximos dois anos. Terá, em seu primeiro ano de mandato, um orçamento previsto de R$ 6,2 milhões.
Em seu discurso de posse, Enéias disse que renova o compromisso de “bem servir” a população e de transformar a Câmara Municipal no “centro de grandes decisões para o povo”. O parlamentar ainda afirmou que será o garantidor “fiel” do Regimento Interno da Casa.
O novo presidente também disse ter certeza da integração do corpo de servidores da Câmara Municipal e garantiu que sob a sua gestão não haverá nenhum tipo de perseguição aos funcionários da Casa. Ao falar sobre o desenvolvimento de um “trabalho em comum acordo” entre os funcionários e a presidência, Enéias citou o nome de Mário Augusto da Silveira Neto, que havia deixado o plenário pouco antes.
Neto é ex-vereador e servidor de carreira do Legislativo. Como funcionário concursado teve que recorrer à Justiça, em 2013, para garantir a integralidade dos seus vencimentos após uma portaria que definiu um subteto para os servidores, porém com efeito retroativo. A medida é considerada ilegal, o funcionário conseguiu reverter a decisão da antiga presidência. Em 2014, o então vice-presidente Vagner Morais (Guinho), ao assumir o comando da Casa por alguns dias, voltou a assinar uma nova portaria com efeito retroativo prevendo a mesma medida, mas ação não foi executada diante de uma nova decisão judicial.
A posse
O plenário da Câmara Municipal estava lotado. Com a voz embargada, Enéias chegou a citar seus familiares como sendo um “eterno orgulho”. Ligado à igrejas evangélicas, vários pastores acompanharam a posse e, ao final da reunião, oraram junto com o público.
>>Com a nova presidência, haverá mudança na relação entre o Governo e a Câmara Municipal? Clique na página principal do portal e participe da enquete
O prefeito Maurílio Peloso (PDT), acompanhado de vários secretários municipais, acompanhou a posse da nova Mesa Diretora composta pelo vice-presidente Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PRTB), 1˚ secretário Guinho, 2˚ secretário Sonzinho e o suplente de secretário Jairo Campos (Jairinho/PDT).
por um grupo de pastores (Fotos: Alessandro Emergente)
Ao usar a tribuna, Maurílio respondeu a críticas de Guinho que, pouco antes, falou sobre a ausência de investimentos da atual gestão. O prefeito referiu-se a Guinho como seu conterrâneo (os dois são naturais de Campo do Meio) e “às vezes muito falante”, provocando risos na plateia e no próprio petista. Em seguida, enumerou obras realizadas em seu governo e, ironicamente, questionou ao vereador se estava bom. O petista devolveu sorrindo, dizendo que ainda era necessário fazer mais umas dez obras para “empatar” com o ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).
Transparência
Pouco antes do discurso do atual prefeito, alguns vereadores se manifestaram. Entre eles, o parlamentar Elder Martins (PROS) que pediu transparência a nova presidência com a publicação de portarias em locais onde há circulação do público e dos contratos no site oficial da Câmara Municipal. As portarias, durante a gestão de Sonzinho, eram publicadas em espaço interno da Casa, local onde a população não tem acesso. A adoção da medida difere-se ao que vinha sendo praticado em legislaturas anteriores, quando as portarias eram publicadas no hall de entrada da Câmara.
Acima, ao lado de Sonzinho e com o assessor de plenário Wendel Murad ao fundo, Enéias é empossado na presidência. Abaixo, os demais integrantes da nova Mesa Diretora (Fotos: Alessandro Emergente)
COMENTÁRIOS