Postado em segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 às 23:44

Enéias confirma favoritismo e é eleito o novo presidente da Câmara Municipal

Enéias venceu por 7 votos a 5 e comandará o Legislativo pelos próximos dois anos.


 Alessandro Emergente

Por sete votos a cinco, o vereador Enéias Rezende (PRTB) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal pelos próximos dois anos. O resultado confirma a expectativa que havia nos bastidores como informou o Alfenas Hoje no final de outubro.  

A votação foi nominal e com voto aberto pela primeira vez na eleição da Mesa Diretora. A escolha da presidência – a mais aguardada porque era o único cargo com disputa de dois candidatos – foi a última. Antes, os vereadores elegeram os demais ocupantes da Mesa Diretora, com candidatura única em cada um deles como informou o Alfenas Hoje no sábado.  

Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PRTB) foi eleito vice-presidente da Câmara Municipal, enquanto os petistas Vagner Morais/Guinho como 1˚ secretário e Hemerson Lourenço de Assis/Sonzinho como 2˚ secretário. O pedetista Jairo Campos (Jairinho) foi eleito suplente de secretário. Todos esses foram eleitos por decisão unânime.

Os votos

Na disputa pela presidência, Enéias obteve sete votos: Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/PSB), José Carlos de Morais (Vardemá/PROS), Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), Guinho, Paulinho do Asfalto, Sonzinho e do próprio Enéias.

Já o vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/PROS) obteve os votos de Elder Martins (PROS), Hesse Luiz Pereira (PSDB), José Luiz Bruzadelli (PSDB), Jairinho e do próprio Padre Waldemilson. 

Na sequência, Enéias, Paulinho do Asfalto, Sonzinho e Guinho (Foto: Alessandro Emergente)

A tumultuada eleição para a presidência no início da legislatura foi lembrada por Enéias e por Paulinho do Asfalto, que na época foram vaiados na solenidade de posse por pessoas ligadas ao governo. Na época, com voto secreto, os vereadores elegeram, por 7 a 5, Sonzinho para a presidência.  

Durante a votação dessa segunda-feira, Dr. Batata mencionou que naquela oportunidade votou no candidato do governo, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT). A fala foi ao justificar seu voto em Eneias e elogiar a atuação de Sonzinho no comando da Câmara.

Disputa política

A eleição para a presidência foi bastante aguardada, mas só aconteceu no final da reunião legislativa – a última sessão ordinária do ano. Vários secretários e membros do governo acompanharam a reunião, assim como pessoas ligadas ao PT.

A definição da Mesa Diretora representou mais uma vitória da oposição como aconteceu há dois anos com a eleição de Sonzinho. Com exceção de Jairinho, os membros da Mesa Diretora integram o bloco de oposição. O PRTB saiu fortalecido com a eleição do presidente e do vice-presidente. 

Governistas, oposicionistas e familiares dos vereadores acompanharam a votação (Foto: Alessandro Emergente)

Aliado político do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), Enéias tem colocado seu nome à disposição para compor uma eventual chapa com o petista na disputa pela prefeitura em 2016. A presidência da Câmara pode ser um “trunfo” para conseguir esse objetivo.

Enéias comandará o Legislativo pelos próximos dois anos, sendo que em 2015 o orçamento a ser administrado é de R$ 6,2 milhões. Seu companheiro de partido e eleito vice-presidente da Câmara também não esconde, nos bastidores, seu desejo de uma candidatura a vice-prefeito. A posse da nova Mesa Diretora será no dia 1˚ de janeiro.

Sessão extraordinária

Uma sessão extraordinária está agendada para essa terça-feira às 11h. Entre os projetos de lei em pauta, em primeira votação, está o que estabelece o aumento das alíquotas da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), cobrado na conta de energia elétrica.

A proposta do governo entrou em tramitação nesta segunda-feira e, se aprovada, autoriza o aumento, o que deve ocorrer com a municipalização do serviço de iluminação pública. A intenção, segundo o governo, é cobrir um déficit de R$ 60 mil/mês caso assuma os serviços – uma liminar (decisão provisória) suspendeu a municipalização em Alfenas. (Leia matéria completa sobre o assunto nessa terça-feira)

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo