Postado em quarta-feira, 7 de maio de 2014
às 01:06
Projeto Zoológico vai à Escola atenderá estudantes do ensino fundamental
O projeto de educação ambiental será promovido pelo diretor do Parque Municipal, Robson do Nascimento.
Alessandro Emergente
O “Zoológico vai à Escola”. Esse é o nome do projeto de educação ambiental que será promovido pelo biólogo e diretor do Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues, Robson Flávio do Nascimento, junto a alunos do ensino fundamental.
A primeira escola a ser contemplada com o projeto é o Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs) a partir da próxima segunda-feira. Durante uma semana, as crianças participarão de aulas sobre meio ambiente com o próprio Nascimento, que também tem experiência como professor.
Entre os temas a ser levado aos alunos está a função do zoológico, que atende objetivos como educação ambiental e perpetuação das espécies ameaçadas de extinção ou vulneráveis. Ele também destaca a experiência de alguns profissionais como os tratadores, que demonstram grande conhecimento devido o contato com os animais.
o projeto junto às escolas de ensino fundamental (Foto: Alessandro Emergente)
Nascimento pretende levar até a escola um animal de pequeno porte para deixar as aulas mais atrativas e produtivas, mas para isso é necessário autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Ele aguarda o aval do órgão.
O diretor do Parque Municipal explica que o objetivo é estender o projeto para outras escolas, principalmente da rede pública. A experiência inicial será realizada no Colégio Sagrado Coração de Jesus devido a ideia ter surgido a partir de uma demanda apresentada pela própria instituição de ensino.
O projeto “Zoológico vai à Escola” foi idealizado diante da impossibilidade do Parque Municipal receber visitas. O local está fechado para o público e a revitalização, iniciada em julho de 2008 e que tinha prazo inicial de 180 dias, ainda não terminou.
Histórico
Em dezembro de 2009, denúncias de maus tratos aos animais e de condições inadequadas dos recintos fizeram com que uma equipe do Ibama e da AGU (Advocacia Geral da União) viesse a Alfenas para fiscalizar o Parque Municipal. A fiscalização originou o TAC (termo de ajustamento de conduta) que previa a entrega do local com as adequações até dezembro de 2011.
Em janeiro deste ano, a prefeitura divulgou um novo cronograma para as obras de readequação do Parque Municipal e definiu dezembro como o mês para a reabertura. Hoje vivem no local 146 animais entre felinos, primatas, mamíferos e aves.
COMENTÁRIOS