Postado em quinta-feira, 24 de abril de 2014
às 16:35
“Caminho de Aparecida” será oficializado após mais de 10 anos de rota ser iniciada
Após mais de 10 anos da rota ser iniciada, o Caminho de Aparecida será oficializado nessa sexta-feira.
Da Redação
Após mais de 10 anos da rota ser iniciada, o “Caminho de Aparecida”, como é chamado, será oficializado nessa sexta-feira, dia 25. Os peregrinos desafiam chuva, sol e as dificuldades da trilha para um percurso de 265 km, saindo de Alfenas em direção ao Santuário Nacional Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo.
A peregrinação começou em 2003 com apenas duas pessoas. Desde então tem atraído, cada vez mais, fiéis. Somente de junho de 2011 a março deste ano, 700 pessoas saíram do portal Caminhos da Aparecida, no bairro Pinheirinho, em direção a Aparecida do Norte. A rota é feita não só a pé, mas também de bicicleta (como mostrou o Alfenas Hoje em abril do ano passado), moto, carro e a cavalo.
Nessa sexta-feira, o Portal “Caminho de Aparecida”, no Pinheirinho, receberá uma benção especial, oficializando a rota. Em seguida, às 19h, haverá uma missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida e, na sequência, um jantar beneficente no Salão Beraká, ao lado da igreja.
A rota reúne um grande número de fiéis como em abril do ano passado, quando 30 ciclistas partiram em direção a Aparecida do Norte (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)
O percurso de 265 km está sinalizado com setas em formato de peixe, símbolo que também aparece no portal Caminho de Aparecida. Além disso, a Associação dos Peregrinos do Caminho de Aparecida, criada em 2011, lançou um livro-guia, que ajuda os fiéis com informações sobre o trajeto e dicas importantes sobre os lugares por onde deverão passar, como mercearias e locais para hospedagem. As dicas também estão disponíveis no site da Associação.
Mais de 10 anos
Passados mais de dez anos de iniciada a rota, os fiéis contam hoje com credenciais e pousadas parceiras, que fazem o papel de albergues. Em cada cidade a credencial é carimbada e, ao chegar a Aparecida, o certificado de conclusão do trajeto é entregue.
Religiosos e fiés se reúnem nessa sexta-feira para oficializar
a rota Caminho da Aparecida (Foto: Divulgação)
A rota foi construída com ajuda dos próprios membros da Associação e de empresários das cidades que integram o percurso. Um hotel, em Itajubá por exemplo, doou as placas da área urbana da cidade. Além disso, a Associação tem promovido campanhas e rifas ao longo dos anos para arrecadar recursos para ajudar na construção da rota.
Dezoito localidades estão registradas na rota. Uma delas, a primeira parada após a saída de Alfenas, é no bairro do Matão. No local está sendo construído um albergue, onde uma família receberá os fiéis para que possam pernoitar e se alimentar.
COMENTÁRIOS