Postado em quinta-feira, 17 de abril de 2014 às 11:36

Unifal será homenageada na Assembleia Legislativa de MG pelo seu 1˚ centenário

A Assembleia Legislativa irá homenagear, no próximo dia 25, os 100 anos de fundação da Unifal.


Da Redação

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá homenagear, no próximo dia 25, os 100 anos de fundação da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). A realização da reunião especial atende ao requerimento do deputado Pompilio Canavez (PT) e foi comunicada à imprensa pela assessoria de comunicação da Universidade na manhã desta quinta-feira.

A reunião está marcada para às 10h da semana que vem no Plenário Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte. O centenário da Unifal coincide com a consolidação de sua expansão, já que os campi de Poços de Caldas e Varginha completam cinco anos em 2014. A Universidade completou 100 anos no último dia 3 de abril, porém foi realizada uma série de eventos comemorativos. 

De acordo com a justificativa do deputado ao solicitar a homenagem, a Unifal é um importante polo de cultura e de produção científica não só para Alfenas e Minas Gerais, mas também para o Brasil. "A instituição ocupa uma posição de destaque entre as universidades brasileiras, pois através de seus cursos de graduação e pós-graduação vem formando há cem anos inúmeras gerações de profissionais competentes e que têm contribuído para o progresso do País", afirmou no documento.

História

Originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), a Unifal foi fundada no dia 3 de abril de 1914, por um grupo de idealistas liderado pelo Prof. Dr. João Leão de Faria e formado por Armando de Almeida Magalhães, Nicolau Coutinho e José da Silveira Barroso, com a implantação do curso de Farmácia e, no ano seguinte, do curso de Odontologia. 

Unifal será homenageada pela ALMG pelo seu centenário completado no dia 3 (Foto: Ascom/Unifal)

Em 1960, a instituição foi federalizada pela Lei 3.854 e, em 1972, foi transformada em autarquia de regime especial por meio do Decreto 70.686, o que favoreceu a implantação do curso de Enfermagem e Obstetrícia, em 1977. Durante muitas décadas, Farmácia, Odontologia e Enfermagem foram os cursos ofertados pela instituição.

Mais tarde, foram criados novos cursos, como os de Nutrição e Ciências Biológicas, favorecendo a sua transformação em Centro Universitário Federal, especializado em saúde, no ano de 2001. Quatro anos depois a instituição ganhou o status de universidade federal.


LEIA MAIS:

Orquestra, com participação de saxofonista do Programa do Jô, se apresenta em Alfenas

Emoção e agradecimentos marcam a cerimônia de posse da reitoria da Unifal

Unifal completa seu 1˚ centenário em abril; programação comemorativa foi divulgada

Confira o Grande Encontro dos alunos e ex-alunos no Alfenas Tênis Clube

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.