Postado em terça-feira, 18 de março de 2014
às 21:52
Reitor da Unifal é empossado por ministro da Educação
O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou o reitor da Unifal, Paulo Márcio de Faria e Silva.
Da Redação
O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou na tarde de segunda-feira (17) o reitor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Paulo Márcio de Faria e Silva. Também foi empossado em Brasília o reitor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Jaime Arturo Ramírez.
Em sua fala, Paim afirmou que a UFMG e a Unifal são instituições de referência na educação superior brasileira. Segundo ele, após os avanços do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os reitores precisam vencer novos desafios. “Eles estão na ponta e recebem a pressão da comunidade acadêmica”, pontuou o ministro da Educação.
A cerimônia contou ainda com a participação do secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e do secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller.
Reeleito em dezembro, Paulo Márcio permanecerá no comando da Unifal até março de 2018. Na próxima segunda-feira, será a solenidade de recondução do reitor e de posse da vice-reitora, Magali Benjamin de Araújo, na Unifal, a partir das 20h, no auditório Dr. João Leão de Faria.
Trajetória
Paulo Márcio é farmacêutico-bioquímico graduado pela própria Unifal, mestre e doutor em ciências biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado do Instituto de Ciências Biomédicas da Unifal. Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa de 2001 a 2005.
O reitor da Unifal foi presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), nos anos de 2011 e 2012; segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de julho de 2012 a agosto de 2013; membro das comissões de Orçamento e de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes; e representante da Andifes na Comissão do Programa de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) obtidos no exterior.
COMENTÁRIOS