Postado em quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 às 16:09
Atualizada em sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 às 13:18

Secretário de Habitação é convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos

A Câmara aprovou a convocação do secretário de Habitação, José Luiz Bruzadelli, para que esclareça gasto com reformas de casas.


 Alessandro Emergente

A Câmara Municipal aprovou, na última segunda-feira, a convocação do secretário de Habitação, José Luiz Bruzadelli, para que esclareça aos vereadores o gasto com reformas de casas na cidade. A convocação é para que o secretário compareça a sessão legislativa da próxima segunda-feira, quando será questionado pelos vereadores.

A Câmara quer saber como foram gastos os valores, repassados pelo governo federal, para reforma de residências. As dúvidas surgiram após o vereador Enéias Resende (PRTB) receber uma lista relacionando 40 casas que teriam passado por reformas com dinheiro público. A lista foi encaminhada ao vereador após um requerimento do parlamentar.

Segundo Enéias, uma comissão de vereadores visitou in loco nove residências relacionadas no documento assinado pelo próprio secretário, mas apenas três delas teriam passado por algum tido de reforma. O vereador José Carlos Morais (Vardemá/PROS) completou dizendo que esses três imóveis foram apenas “mexidos” ao afirmar que as reformas foram incompletas. “O dinheiro foi gasto, mas as casas não foram reformadas”, disse Enéias.

CPI

Alguns vereadores chegaram a defender a instauração imediata de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o que foi rejeitado pela maioria. O petista Vagner Morais (Guinho) defendeu que era melhor uma CPI e que, se não houver técnicos especializados para debater com o secretário na próxima segunda, Bruzadelli vai “embromar” os vereadores. 

Enéias Resende recebeu uma lista com 40 casas, beneficiárias de programas para reforma, e a partir dela uma comissão de vereadores fez as visitas (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)

Os parlamentares questionam, inclusive, valores de mão de obra e números relacionados no portal Transparência. Além da convocação, o secretário terá que encaminhar até sexta-feira documentos sobre o assunto para análise dos vereadores. A pedido de Elder Martins (PROS), foi inserido na convocação a exigência para que o secretário encaminhe os gastos de forma individualizada por beneficiário.

Enéias disse que, no ano passado, a prefeitura contratou uma empresa, de Poços de Caldas, para executar as reformas e empenhou R$ 380 mil. O contrato originou o requerimento do representante do PRTB. “Ele (prefeito) tem que tomar providências antes que a casa caia”, afirmou.

Honestidade

O vereador declarou ainda acreditar que o prefeito Maurílio Peloso (PDT) seja honesto, porém afirmou que ex-prefeitos, que também são honestos, deixaram o governo com “nome de ladrão” por culpa de sua equipe. “Está correndo o risco do Maurílio sair com o nome de ladrão por conta de gente sem compromisso com o município e que entrou para enriquecer às custas da prefeitura”, disse Enéias.

Líder do Governo

O líder do governo na Câmara, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), disse que “até que se prove o contrário” o secretário é de inteira confiança do governo. Porém, lembrou que isso não impede a Câmara Municipal de exercer o papel fiscalizador e defendeu a convocação.

Na avaliação do líder do Governo, a Câmara Municipal acertou ao não se precipitar em instaurar uma CPI sem antes ouvir os esclarecimentos do secretário de Habitação. “Temos que dar o direito do contraditório”, declarou.

Segundo o representante do governo na Câmara, a informação preliminar repassada pelo secretário a ele é de que há um programa do governo em que 22 casas foram reformadas. Em um outro, a Secretaria teria cedido o material, enquanto os moradores teriam ficado com o compromisso de assumir a mão de obra.

O secretário

Procurado pela reportagem do Alfenas Hoje, na tarde dessa quarta-feira, Bruzadelli informou que ainda não havia recebido o documento oficial da Câmara Municipal convocando-o. Disse que neste documento devem constar as informações que a Câmara Municipal quer e, por isso, prefere aguardar antes de qualquer declaração. 

O secretário de Habitação, José Luiz Bruzadelli, deve ir à Câmara
Municipal na segunda-feira (Foto: Alessandro Emergente)

Bruzadelli afirmou estar “tranquilíssimo” e que os vereadores estão confundindo uma situação com outra. Disse que de “antemão” poderia adiantar que ficará uma situação “muito chata” para os vereadores porque ele vai esclarecer tudo. Segundo o secretário, existem, pelo menos, nove projetos assistidos e que cada um funciona de uma maneira. Um deles, citou, é o morador que assume o compromisso com a mão de obra.

Em tempo

Na quinta-feira, após receber o documento oficial de convocação, Bruzadelli entrou em contato com a reportagem do Alfenas Hoje e concedeu entrevista exclusiva sobre o assunto. Confira clicando aqui



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo