Postado em quinta-feira, 23 de novembro de 2017 às 09:09

Sandro Cerveira é eleito o novo reitor da Unifal

Sandro Cerveira (camisa azul) comandará a Unifal ao lado de Alessandro Pereira, eleitor vice-reitor, pelos próximos quatro anos.


Alessandro Emergente

O cientista político Sandro Amadeu Cerveira foi eleito para assumir a reitoria da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). O resultado foi divulgado oficialmente na manhã desta quinta-feira e a nova direção da Universidade deve assumir um mandato de quatro anos a partir de março de 2018. O resultado é uma indicação da comunidade acadêmica e precisa ser confirmado pelo Ministério da Educação.

Cerveira encabeçou a chapa 1 “Somos todos Unifal” ao lado de Alessandro Antônio Costa Pereira, doutor em Odontologia pela USP (Universidade de São Paulo), futuro vice-reitor. A chapa vencedora obteve 36,03% dos votos contra 30,92% da chapa 3 “Juntos pela Unifal-MG que queremos”, encabeçada pela professora Lana Ermelinda da Silva dos Santos, do Departamento de Enfermagem.

De acordo com a comissão eleitoral, 2.136 pessoas participaram da votação no segundo turno, em um universo de quase 8.000 aptos a votar. Foram 1.431 estudantes e 705 servidores (docentes e técnico-administrativos).

Sandro Cerveira, de camisa azul, e Alessandro Pereira, de camisa vermelha, assumirão o mandato pelos próximos quatro anos (Foto: Divulgação/Unifal)


A chapa vencedora recebeu 1.055 votos dos estudantes e 359 votos dos servidores, enquanto a chapa, encabeçada por Lana, obteve 355 votos entre os estudantes e 325 entre os servidores.

A vitória de Cerveira entre os estudantes já era esperada, como já tinha ocorrido no 1˚ turno. Porém, havia grande expectativa de uma disputa apertada pelos votos dos servidores – uma regra de proporcionalidade atribui valor maior para os votos de professores e técnicos-administrativos.

O resultado deve ser homologado pelo Conselho Universitário da Unifal, que encaminhará ao Ministério da Educação (MEC) uma lista tríplice indicando nomes para a reitoria. O processo eleitoral das universidades funciona como uma indicação da comunidade acadêmica e, por isso, cabe ao MEC ratificar a decisão. Porém, a prática comum é respeitar a indicação da comunidade acadêmica como ocorreu nas duas últimas eleições.

Cerveira é graduado em História pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutor em Ciência Política também pela UFMG. Ele é diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Unifal e professor do curso de Ciências Sociais na Universidade.

No primeiro turno, a chapa encabeçada por Cerveira chegou na segunda colocação com 22,58% da preferência, logo atrás da chapa liderada por Lana, com 24,88%. Lana é pró-reitora de graduação e tinha o apoio do grupo ligado a atual reitoria. Clique aqui, na página da Unifal, e confira o comunicado oficial sobre a votação em 2˚ turno.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.