Postado em quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
às 20:08
Atualizada em sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
às 17:16
Eduardo Engel morre vítima de insuficiência cardíaca e corpo é cremado em Varginha
Morreu o engenheiro Eduardo Engel. Ele estava internado no Imesa desde terça-feira após sofrer um infarto.
Alessandro Emergente
Morreu na tarde de quinta-feira o engenheiro Eduardo Engel, presidente da Associação dos Usuários do Lago de Furnas e tido como uma das referências na luta pela preservação da represa. O engenheiro estava internado no Hospital Imesa desde terça-feira após sofrer um infarto. Ele não resistiu e faleceu, por volta de 15h de quinta.
O corpo foi velado na Câmara Municipal de Alfenas, onde permaneceu até o final da manhã desta sexta-feira, quando foi levado para Varginha onde foi cremado. Engel faria 64 anos no dia 26 de fevereiro.
Engel era especialista em recursos hídricos e conhecido pela luta por políticas ambientais. Em 2005, assumiu como secretário de Obras de Alfenas, primeiro ano de governo do prefeito Pompilio Canavez (PT). Porém, deixou o cargo com menos de um ano para se dedicar a outras funções fora da administração.
Reconhecimento
Em sua página no facebook, Pompilio publicou uma nota na qual relembra a parceria com Engel em diversos momentos na proposição de projetos para o Lago de Furnas. “Profunda tristeza com o falecimento do grande cidadão Eduardo Engel. Inteligente e sensível, Eduardo foi um grande lutador pelas causas do Lago de Furnas, especialmente o turismo e o saneamento. Foi o engenheiro hídrico Eduardo Engel meu maior incentivador no projeto da Hidrovia do Lago de Furnas, hoje em fase de implantação”, postou.
Engel também teve participação na definição do local do novo campus da (Universidade Federal de Alfenas). A área, onde foi construída a unidade II no bairro Santa Clara, pertencia a Engel, que foi adquirida pela prefeitura e repassada à Universidade, após aprovação da Câmara Municipal.
Engel estava filiado ao PSC, presidido pelo amigo, o pastor evangélico Gean Gleison. “Perdemos um dos maiores nomes ligado às questões hídricas e ambientais”, disse ao relembrar a atuação de Engel em diversas lutas políticas referente ao meio ambiente.
COMENTÁRIOS